LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    Em Lençóis, governador Jerônimo Rodrigues recebe Comenda de Honra ao Mérito durante Congresso do MPBA

    • Home
    • Últimas notícias
    • Bahia
    • Em Lençóis, governador Jerônimo Rodrigues recebe Comenda de Honra ao Mérito durante Congresso do MPBA
    PorRaul Aguilar em28 de maio de 2025
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    Evento reforça parceria entre o Governo do Estado e o Ministério Público na promoção da cidadania e justiça social.

    Com expectativa de reunir cerca de 500 promotores e procuradores de Justiça de diversas regiões baianas, o XIV Congresso Estadual do Ministério Público da Bahia (MPBA) acontece desta quarta-feira (28) até sexta-feira (30), em Lençóis, na Chapada Diamantina. O evento é realizado pela Associação do Ministério Público do Estado da Bahia (Ampeb) e conta com o apoio do Governo do Estado, do Ministério Público da Bahia (MPBA) e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).

    A solenidade de abertura, nesta quarta-feira (28), contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que recebeu a Comenda de Honra ao Mérito da Ampeb. A condecoração é em reconhecimento aos avanços institucionais promovidos em sua gestão e pelas contribuições ao fortalecimento do Ministério Público baiano.

    “Essa homenagem significa que, em parceria, podemos construir um estado mais justo e eficiente. Me orgulha ser governador da Bahia, que tem o Ministério Público com essa característica. Então, é essa energia que me faz agradecer a honraria que recebi hoje e digo que não é pessoal, mas uma honraria institucional”, agradeceu o chefe do Executivo.

    O congresso retoma a sua realização após quase uma década e tem como principais objetivos o fortalecimento dos laços institucionais, a troca de experiências entre os membros do MP e a discussão de boas práticas e estratégias para aprimorar a atuação ministerial. A programação abrange temas contemporâneos e urgentes como meio ambiente, segurança pública, crime organizado, infância e juventude, saúde pública, urbanismo social, tecnologia da informação e combate à corrupção.

    “A nossa missão é ser guardião da cidadania e servir à população baiana na implementação daqueles direitos mais fundamentais, que são os direitos coletivos. E temos feito isso com bastante força e uma parceria profunda com o Estado da Bahia, que tem esse olhar também voltado para a população mais vulnerável e para as questões mais importantes, como a segurança pública, o desenvolvimento humano e a sustentabilidade”, destacou o procurador-geral de Justiça do MPBA, Pedro Maia.

    Com atuação independente e essencial à função jurisdicional do Estado, o Ministério Público atua na defesa do regime democrático, dos direitos humanos e na fiscalização da administração pública. Suas áreas de atuação incluem educação, saúde, meio ambiente, proteção de minorias, combate à corrupção, infância e juventude, cidadania e comunidades tradicionais.

    Parcerias e projetos com o Governo do Estado
    O Governo do Estado apoiou o congresso, por meio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), Embasa e Bahiagás, com o objetivo de impulsionar o turismo institucional e inserir microempresas locais no debate sobre geração de emprego e renda, especialmente em regiões como a Chapada Diamantina.

    “Temos uma ação de atração de eventos corporativos, e junto com o Ministério Público, reunimos aqui, na Chapada Diamantina, todos os procuradores do estado. É uma maneira de descentralizar estes eventos, para elevar a taxa de ocupação hoteleira no período que chamamos de “baixa estação“ na Bahia”, explicou o secretário de Turismo, Maurício Bacelar.

    Diversas iniciativas realizadas em conjunto com o Estado também vêm ganhando destaque, como o Programa Bahia pela Paz, que atua na prevenção da violência e inclusão social de jovens de 12 a 29 anos e o Projeto Raízes da Cidadania, que monitora os indicadores sociais e a atuação integrada nas áreas de saúde, educação e meio ambiente.

    O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, acrescentou que a parceria se estende também à Caravana de Direitos Humanos. “É uma iniciativa itinerante de acesso à justiça, promoção e garantia de direitos fundamentais, que permite um diálogo direto com a população. Portanto, essa é mais uma de muitas agendas em comum que temos com o MP, uma instituição fundamental para a concretização desse trabalho’, acrescentou Felipe.

    Mais informações e a programação completa do evento estão disponíveis no site oficial: https://congressoestadualmpba.com.br

    Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA

    Raul Aguilar
    Raul Aguilar

    Veja também

    Prefeitura Salvador

    Foto: Divulgação

    13 de junho de 2025

    Prefeitura e Sindseps assinam acordo para fim da greve dos servidores municipais


    Quero ler
    13 de junho de 2025

    Sandro Régis mostra preocupação com decisão do DNIT de não abrir cancelas de pedágio no São João


    Quero ler
    13 de junho de 2025

    Bolsonaro volta criticar inquérito do Golpe do STF após revista Veja apontar contradições no depoimento de Mauro Cid


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.OkPolítica de Privacidade