LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    Bahia é destaque no Seminário Internacional de Minerais Críticos e Estratégicos

    • Home
    • Últimas notícias
    • Bahia
    • Bahia é destaque no Seminário Internacional de Minerais Críticos e Estratégicos
    PorRaul Aguilar em28 de maio de 2025
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    Presidente da CBPM, Henrique Carballal foi um dos palestrantes do evento realizado em Brasília

    Em tempos de transformação ecológica, os minerais críticos e estratégicos estão no centro das discussões globais sobre o futuro energético. Com o objetivo de destacar a relevância da Bahia nesse cenário, a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) participou, nesta quarta-feira (28), da segunda edição do Seminário Internacional de Minerais Críticos e Estratégicos, realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), em Brasília.

    Um dos palestrantes do evento, o presidente da CBPM, Henrique Carballal, integrou o painel “Investimentos em infraestrutura para o crescimento dos minerais críticos e estratégicos”, onde apresentou as ações da companhia para evidenciar o papel estratégico da Bahia na consolidação do Brasil como referência global na produção de insumos fundamentais para a transição energética.

    “A CBPM, seguindo uma recomendação do governador Jerônimo Rodrigues, tem atuado de forma decisiva para ampliar o conhecimento geológico e estimular a pesquisa de minerais como níquel, cobre, cobalto, ferro, titânio, vanádio, grafita e terras raras, essenciais para a descarbonização. Nosso compromisso é garantir que a mineração baiana seja uma alavanca para o desenvolvimento sustentável e a soberania energética do país”, afirmou Carballal.

    Mineração sustentável e inclusiva

    A Bahia, sob a liderança da CBPM, tem se destacado por um modelo de mineração que alia inclusão social, responsabilidade ambiental e desenvolvimento industrial. Um exemplo concreto é a implantação da primeira fábrica de vidro solar fora da China, que será instalada no município de Belmonte pela empresa Homerun Brasil, em parceria com a CBPM. O projeto é resultado direto da política de aproveitamento responsável dos recursos minerais críticos e estratégicos do estado, com foco na transição energética.

    Outro destaque são os investimentos que vêm sendo feitos com recursos da mineração baiana em áreas como a educação, reforçando o compromisso da CBPM com uma mineração que gera benefícios concretos e duradouros para as comunidades locais. Um exemplo dessa iniciativa é o Fundo de Educação idealizado pela CBPM com o apoio da Galvani Fertilizantes, por meio do qual serão investidos R$ 10 milhões em educação no município de Irecê e região.

    Desenvolvido pela Galvani em parceria com a CBPM, o Projeto Irecê tornará a Bahia independente da produção de fertilizantes fosfatados, essenciais para a produtividade agrícola. Além disso, o estado passará a atender 30% da demanda das regiões Norte e Nordeste do Brasil por esse tipo de insumo.

    “Considerado um mineral estratégico para o Brasil, o fosfato é fundamental para a segurança alimentar do país. Ainda somos altamente dependentes da importação de fertilizantes, e a produção desse mineral é essencial para reduzir essa vulnerabilidade”, explicou Carballal.

    Infraestrutura e logística

    Durante sua palestra no seminário, Carballal também ressaltou a importância dos investimentos em infraestrutura e logística como pilares para o desenvolvimento da mineração baiana. Em parceria com a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), a CBPM tem impulsionado ações estratégicas junto ao Governo Federal para ampliar a capacidade de escoamento da produção mineral e atrair novos empreendimentos para o estado.

    No último dia 23 de maio, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, esteve na Bahia para anunciar investimentos com recursos do Novo PAC nos portos de Aratu e Ilhéus. Os novos incentivos financeiros garantem, ainda, a operação da hidrovia de Sobradinho. As medidas anunciadas reforçam o escoamento da produção mineral do estado.

    “Cobramos também a necessidade urgente de rever a situação da privatização da FCA [Ferrovia Centro-Atlântica]. O que está sendo feito é um crime contra a Bahia, contra o Brasil. Para avançarmos no desenvolvimento mineral sustentável, precisamos resolver as demandas logísticas e de infraestrutura, o que inclui encontrar uma solução definitiva para a FIOL e para o Porto Sul”, completou o presidente da CBPM.

    Compromisso

    Também estiveram presentes no evento o vice-presidente da CBPM, Carlos Borel, o diretor técnico, Manoel Barretto, e a geóloga Michele Santos. A participação da CBPM no seminário reforça o compromisso da companhia com uma mineração sustentável e alinhada aos desafios ecológicos e energéticos do século XXI.

    Além das discussões técnicas e institucionais, o Seminário Internacional de Minerais Críticos e Estratégicos 2025 marcou o lançamento do “Green Paper – Como inserir a agenda dos minerais críticos e estratégicos nas discussões da COP30 e na transição energética justa”, um documento que posiciona o Brasil como ator relevante no debate global sobre segurança mineral e energia verde.

    Raul Aguilar
    Raul Aguilar

    Veja também

    22 de junho de 2025

    Camaforró 2025 bate recorde de público com 80 mil pessoas na noite deste sábado


    Quero ler
    22 de junho de 2025

    Indicações travadas: Lula negocia com Alcolumbre fim de impasse sobre agências


    Quero ler
    22 de junho de 2025

    Vice-Governador prestigia os festejos juninos em Santo Antônio de Jesus e destaca as ações do Governo da Bahia


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.OkPolítica de Privacidade