O deputado federal Alex Santana (Republicanos) avaliou que a ida a campo de ACM Neto (União Brasil) anima Oposição para disputa ao governo da Bahia, em 2026. Ele aponta que apesar de Neto não declarar, não vê outro nome com mais força para fazer a disputa ao governo da Bahia.
“Fico muito feliz porque talvez eu tenha sido um dos poucos da base que teve coragem de fazer uma crítica direta a Neto, sobre o papel que esperávamos dele como grande líder da oposição. Ele estava muito calado. Agora, com sua volta à ativa, ganhamos um fôlego, um gás. Essa movimentação dá ânimo para deputados, prefeitos e lideranças que acreditam nesse projeto”, avaliou Alex Santana.
“A gente sabe que, por mais que ele diga que não tem nome ainda, não existe outro nome hoje com a mesma capacidade de enfrentar o governo de Jerônimo”, ressaltou o deputado federal.
PEC 66
Alex Santana reforço, durante participação do presidente Lula na abertura da 24ª Marcha dos Prefeitos, a aprovação imediata da PEC-66, que trata do parcelamento de dívidas previdenciárias dos municípios. Ele apontou que a vaia recebida pelo presidente no painel de abertura da Marcha dos Prefeitos expressa insatisfação dos gestores com a morosidade do governo federal com relação à PEC 66.
“O sofrimento dos prefeitos é grande. Eu assinei a PEC-66 porque tudo acontece nos municípios. Estamos chegando ao fim do primeiro semestre sem o pagamento das emendas impositivas. Não chega verba para saúde, para obras, para nada. A insatisfação é evidente, tanto que muitos prefeitos vaiaram o presidente na entrada e na saída da marcha”, apontou Santana.
“Essa dificuldade na articulação com o Congresso mostra que a base do presidente está frágil. É muito pouco provável que esse cenário mude com facilidade”, arremata o político.