LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    Acelen Renováveis dá início ao plantio da macaúba em Cachoeira

    • Home
    • Últimas notícias
    • Bahia
    • Acelen Renováveis dá início ao plantio da macaúba em Cachoeira
    PorRaul Aguilar em21 de maio de 2025
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    Área no recôncavo baiano é escolhida para ser a primeira fazenda-modelo e iniciar plantação da matéria-prima para produção de biocombustíveis

    FOTOLEGENDA: Acelen Renováveis escolhe primeira fazenda-modelo, em Cachoeira, para iniciar plantio da macaúba

    Cachoeira/BA, 21 de maio de 2025 – Desde a assinatura do Memorando de Entendimento da Acelen Renováveis com o Governo da Bahia para produção de combustíveis renováveis, em 15 de abril de 2023, muita energia vem sendo empregada para o desenvolvimento do projeto na Bahia e em Minas Gerais. Nesses dois anos, foram feitas parcerias estratégicas para alavancar pesquisas e tecnologias para a materialização do compromisso com a transição energética do Brasil.

    Hoje, a Acelen Renováveis, acelera um pouco mais e inicia o plantio de mudas de macaúba para a produção de combustível sustentável de aviação (SAF) e diesel renovável (HVO) no Brasil. A área escolhida para a implantação da primeira fazenda-modelo está localizada na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, denominada Fazenda Campinas. Nesta propriedade serão plantados, aproximadamente, 200 hectares, de um total de 1.500ha a serem cultivados na região e que receberão mais de 800 mil mudas de macaúba, transferidas do viveiro de Mucugê, na Chapada Diamantina, na Bahia.

    Participaram do plantio simbólico lideranças das comunidades e autoridades governamentais, que foram recebidos por Marcelo Cordaro, COO da Acelen Renováveis, Marcelo Lyra, vice-presidente de Comunicação, ESG e Relações Institucionais da Acelen, e João Raful, vice-presidente de Recursos Humanos e Responsabilidade Social da Acelen.

    Entres as autoridades governamentais, estavam a prefeita e vice de Cachoeira, Eliana Gonzaga e Cristina Soares; o Secretário de Agricultura e Pesca, Diego Araújo; de Obras e Meio Ambiente, João Salomão, e o presidente da Câmara dos Vereadores, Josmar Barbosa. Representaram o governador Jerônimo Rodrigues, o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), Angelo Almeida, e o da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI), Pablo Barrozo. A deputada estadual Fabiola Mansur também marcou presença.

    O secretário da SDE, Angelo Almeida, ressaltou as conquistas do Bahia com o Protener e a atração de investimentos como os da Acelen Renováveis. “Grandes projetos como este traz uma nova expectativa para o mundo e está sendo desenvolvido em Cachoeira, colocando a Bahia como protagonista da economia verde e da produção de biocombustíveis”, disse.

    Escolha da área da 1ª fazenda-modelo

    A Bahia é o destino inicial da Acelen Renováveis para a transição energética do Brasil e do mundo. “Acreditamos no potencial do Estado e estamos onde os baianos também precisam. A escolha da área passou por rigoroso processo de diligências. Observamos a legislação, a realidade de ocupação no campo e o terreno escolhido oferece condições agronômicas para a produção da macaúba. Além disso, a área está próxima de São Francisco do Conde, onde será construída nossa biorrefinaria”, explica Cordaro sobre os motivos da escolha de Cachoeira para a implantação da fazenda-modelo.

    O projeto trará oportunidades como a geração de novos empregos, aumento da arrecadação de impostos municipais e estaduais, melhorias no IDH da região e recuperação ambiental. A empresa prevê a contratação de cerca de 200 pessoas para trabalhar na fazenda-modelo, contribuindo diretamente para o desenvolvimento local. “Nosso compromisso com a região é forte e já mostramos o impacto positivo da nossa chegada há 3 anos com a Refinaria de Mataripe. Agora, é a vez da Acelen Renováveis participar e apoiar o desenvolvimento de Cachoeira”, informa Cordaro.

    A Prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, lembrou que, “assim como no passado demos os primeiros passos para a independência do Brasil, nosso município volta a assumir o pioneirismo e protagonismo, desta vez, na transição energética global. Este é um momento histórico e de esperança na transformação da realidade econômica dos agricultores familiares e da região”.

    Para apresentar a Acelen Renováveis e seu projeto de biocombustíveis, a equipe de Responsabilidade Social tem promovido encontros com as comunidades no entorno da fazenda.

    A Acelen Renováveis planeja iniciar a produção de SAF e Diesel Renovável com óleo vegetal e gordura animal não comestível a partir de 2027. A previsão da produção de combustíveis utilizando óleo de macaúba é a partir de 2030, consolidando a empresa como uma das principais produtoras globais de biocombustíveis.

    Evolução do projeto de combustíveis renováveis

    O Centro de Inovação Tecnológica Agroindustrial – Acelen Agripark, em construção em Montes Claros (MG), marcará o início das iniciativas estratégicas da empresa e é fundamental para o desenvolvimento da cadeia de valor da Macaúba, planta brasileira de alto poder energético, sendo até 10 vezes mais produtiva por hectare plantado em comparação à soja. Outro marco foi a primeira extração industrial de óleo de macaúba em fluxo contínuo, utilizando tecnologia inédita, no início deste ano.

    A Acelen Renováveis prevê investimento inicial de US$ 3 bilhões para sua primeira unidade integrada de produção de biocombustíveis. Serão cultivados 180 mil hectares nos estados baiano e mineiro, transformando pastagens degradadas em florestas produtivas e permitindo a produção de 1 bilhão de litros de combustíveis por ano na sua primeira biorrefinaria na Bahia, em São Francisco do Conde.

    Cerca de 20% das plantações do projeto serão compostas por parcerias com a agricultura familiar e pequenos produtores. A implantação total do projeto prevê a geração de até 85 mil empregos diretos e indiretos, injetando cerca de US$ 40 bilhões na economia brasileira ao longo dos próximos 10 anos.

    Além disso, os biocombustíveis serão totalmente drop-in, ou seja, não precisarão de nenhum ajuste na engenharia dos motores para recebê-lo, e ainda terão potencial de reduzir em até 80% as emissões de CO₂ em comparação aos combustíveis tradicionais, sem considerar o sequestro de carbono da plantação, tornando a companhia um vetor de desenvolvimento sustentável.

    Entre os parceiros da Acelen Renováveis para a produção de biocombustíveis a partir da macaúba estão empresas de consultoria, tecnologia, engenharia e pesquisas agrícolas, como a Honeywell, Alfa Laval, AFRY, Universidade Federal de Viçosa (UFV), MultiCropsPlus, INFLOR, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) , Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Universidade de Davis na California (UCDavis), Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

    Sobre Acelen Renováveis

    Acelen Renováveis é uma empresa de energia renovável do Mubadala Capital, uma companhia global de gestão de ativos com sede em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, criada para participar ativamente na transição energética global. Saiba mais em https://www.acelenrenovaveis.com.br/.

    Raul Aguilar
    Raul Aguilar

    Veja também

    22 de junho de 2025

    Camaforró 2025 bate recorde de público com 80 mil pessoas na noite deste sábado


    Quero ler
    22 de junho de 2025

    Indicações travadas: Lula negocia com Alcolumbre fim de impasse sobre agências


    Quero ler
    22 de junho de 2025

    Vice-Governador prestigia os festejos juninos em Santo Antônio de Jesus e destaca as ações do Governo da Bahia


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.OkPolítica de Privacidade