Incêndio em Narandiba, nesta segunda-feira (19), demonstra os riscos do Gatonet em Salvador; Neoenergia Coelba já removeu 36 toneladas de cabos com a Operação

Compartilhe essa notícia!

Chamas iniciadas em provedores de internet irregulares causaram transtornos para a população

Neoenergia Coelba precisou deslocar equipes ao local, que poderiam estar atendendo outros serviços, para recompor a rede elétrica danificada

Na madrugada desta segunda-feira (19), os moradores de Narandiba foram surpreendidos com chamas em fiação de telefonia e internet nas proximidades do Hospital Juliano Moreira. De imediato, a Neoenergia Coelba encaminhou profissionais ao local que verificaram que o incêndio foi originado por empresas de telecomunicações que atuam irregularmente, as popularmente conhecidas como Gatonet. Este é mais um caso em que provedores não autorizados causam transtornos aos soteropolitanos e prejuízos ao fornecimento de energia, visto que as chamas atingiram a rede elétrica.

Os eletricistas da Neoenergia Coelba tiveram que recompor os cabos e normalizaram o fornecimento de energia da localidade às 6h40. Esses profissionais poderiam estar atuando em outros serviços, como novas ligações ou melhorias na rede elétrica, porém tiveram que se deslocar para atender a ocorrência provocada pelo gatonet. A distribuidora já notificou os provedores que atuam na região para que adotem as medidas cabíveis nos seus equipamentos e removam os seus cabos que não irão utilizar.

Operação Gatonet

Para combater as ligações irregulares de telefonia e internet, a Neoenergia Coelba realiza ações diárias em diversos municípios baianos com foco na remoção dos cabos e equipamentos instalados à revelia nos postes da empresa. Nos quatro primeiros meses de 2025, a Operação Gatonet já removeu 36 toneladas de fios em 18 cidades.

Atenção! Não contribua com o gatonet

Outra ação da Neoenergia Coelba para mitigar o impacto do gatonet na Bahia foi disponibilizar em seu site a lista dos provedores autorizados a compartilhar os postes com a distribuidora, ou seja, as operadoras que seguem os padrões técnicos e de segurança para operar. Por meio do link a seguir, a população pode conferir as empresas autorizadas a atuar na sua cidade e contratar os seus serviços, não contribuindo com o gatonet: Provedores Autorizados – Distribuidora Bahia – Neoenergia – Neoenergia. A empresa que não estiver na lista é considerada gatonet.

Riscos e responsabilidades

Além dos incêndios, o gatonet causam o emaranhado de fios na cidade e pode provocar interrupções de energia e graves acidentes com a população. A Neoenergia Coelba ressalta que o compartilhamento dos postes com as empresas de telefonia, internet e TV a cabo é determinado pelas Resoluções Conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Agência Nacional do Petróleo (ANP). De acordo com as Resoluções, as empresas que utilizam os postes precisam estar regularizadas, realizar as manutenções devidas em seus equipamentos e atender às normas técnicas e comerciais específicas.

Deixe seu comentário

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Últimas