LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    Dia D amplia mobilização de vacinação contra a gripe na sede e orla

    • Home
    • Últimas notícias
    • Bahia
    • Dia D amplia mobilização de vacinação contra a gripe na sede e orla
    PorRaul Aguilar em10 de maio de 2025
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    “Aconselho a todos que integram os públicos-alvo que venham se vacinar, porque, dessa forma, estão cuidando da própria saúde e se protegendo”, incentivou Marise Ferreira, de 55 anos. Ela foi uma das pessoas que compareceram à Unidade de Saúde da Família (USF) Camaçari de Dentro, neste sábado (10), data em que acontece o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe, promovida pela Secretaria de Saúde (Sesau).

    Moradora do bairro Jardim Brasília, Marise garantiu a imunização dela e também do neto, Natan Gabriel Santana, de 5 anos. “Toda vacinação é importante, especialmente nesse período em que há maior circulação da gripe. Então, temos que nos cuidar”, reforçou a vigilante.

    Quem também aproveitou para se vacinar foi a aposentada Juranice do Nascimento, de 64 anos. “Com a vacina, ficamos mais seguros, especialmente na minha idade. Amo quando tem as campanhas de vacinação, sempre compareço e faço questão de manter todas em dia”, disse a moradora do Camaçari de Dentro, que também elogiou o atendimento na unidade, classificando-o como maravilhoso.

    Já Mariana Cardoso, de 26 anos, levou a filha, Aurora Virno, de 2 anos, para se vacinar no Boulevard Shopping Camaçari. Ela avaliou como positiva a disponibilização de diversos pontos descentralizados de vacinação durante o Dia D. “Vacina é saúde, por isso é importante garantir a imunização das nossas crianças. E essa ação hoje foi ótima, pois ampliou o acesso à vacinação”, enfatizou.

    Neste sábado, a vacinação segue até às 16h. Além dos locais citados, a ação também acontece nas USFs Parafuso, Gleba B e Verde Horizonte II, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Gleba E, no Centro Comercial de Camaçari (CCC), conhecido popularmente como feira, e na Igreja Assembleia de Deus do Ficam, localizada ao lado da USF do bairro. Já na orla, os locais de vacinação incluem a UBS Vila de Abrantes, as USFs Fonte das Águas e Barra do Pojuca, além do Mercado Municipal de Monte Gordo e do Outlet Premium.

    Para receber a dose, é necessário integrar um dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, e apresentar um documento de identificação com foto, além do CPF ou cartão do SUS.

    A vacina contra a influenza é a principal estratégia para reduzir os riscos de complicações causadas pelo vírus da gripe, especialmente durante os meses em que há maior circulação da doença. A versão 2025 do imunizante conta com uma composição atualizada, que garante proteção contra as cepas mais recentes do vírus: A/Victoria/4897/2022 (H1N1) pdm09, A/Croatia/10136RV/2023 (H3N2) e B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).

    Durante o Dia D, o subsecretário de Saúde da Bahia, Paulo Barbosa, entregou a Camaçari uma medalha de “Município Amigo da Vacina”. “Parabenizo a cidade por essa mobilização, que é muito importante. Estamos chegando no inverno, período em que há mais casos de gripe, então é fundamental a vacinação, especialmente para os grupos prioritários, que são mais vulneráveis a doenças, como as crianças e os idosos”, afirmou.

    O prefeito Luiz Caetano fez questão de participar da mobilização e reforçou o chamado para que a população se vacine. “Estamos cuidando da saúde da nossa gente, pois vacina é proteção. Então, eu já me vacinei, e você também venha se vacinar”, disse o gestor.

    A secretária de Saúde, Rosangela Almeida, também destacou a importância da ação. “Nós temos vários pontos de vacinação em toda a cidade, durante todo o dia. E vale lembrar que, após o Dia D, a vacina continuará sendo disponibilizada em nossas unidades de saúde da sede e da orla”, afirmou.

    Podem receber a vacina os seguintes grupos prioritários: crianças a partir de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Além disso, a vacinação contra influenza também ocorre como estratégia especial para puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, profissionais de segurança e salvamento e das forças armadas, bem como professores do ensino básico e superior.

    Ainda fazem parte do grupo prioritário pessoas com deficiência permanente, que apresentem uma ou mais das seguintes limitações: motora, que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo; grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; e alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.

    Também podem receber a vacina, trabalhadores portuários, de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, e dos Correios, além de caminhoneiros, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas, e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (respiratória crônica, transplantados, cardíaca crônica, renal crônica, diabetes, imunossupressão, obesidade grave, portadores de trissomias – condição caracterizada pela presença de um cromossomo extra).

    Os grupos prioritários consideram o público mais vulnerável às doenças e suas complicações, sendo uma estratégia para proteger quem corre mais risco primeiro.

    Foto: Everaldo Paixão

    Raul Aguilar
    Raul Aguilar

    Veja também

    19 de maio de 2025

    “É aquele que torce para que as coisas não aconteçam”, diz Rosemberg após ACM Neto dizer que PT faz “cheiro mole” com a ponte


    Quero ler
    19 de maio de 2025

    Governador Jerônimo Rodrigues atualiza andamento das tratativas da Ponte Salvador-Itaparica: “Sinais muito positivos”


    Quero ler
    19 de maio de 2025

    “ACM Neto não dialoga com o interior da Bahia e nunca procurou governador algum”, afirma Éden


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.OkPolítica de Privacidade