LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    ACM Neto cita cinco principais obras para o desenvolvimento de Ilhéus e do Sul da Bahia

    • Home
    • Últimas notícias
    • Bahia
    • ACM Neto cita cinco principais obras para o desenvolvimento de Ilhéus e do Sul da Bahia
    PorRaul Aguilar em26 de abril de 2025
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    Durante visita a Ilhéus, o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, citou nesta sexta-feira (25) cinco obras que estão pendentes há anos e que seriam fundamentais para o desenvolvimento da cidade e de todo o Sul da Bahia, como a duplicação da BA-001 e as retomadas da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) e do Porto Sul.

    Em entrevista à rádio Gabriela FM, Neto lembrou que durante a campanha Jerônimo Rodrigues (PT) prometeu realizá-las em parceria com o governo federal, mas até agora nada saiu do papel.

    ACM Neto citou a duplicação da BA-001, principal estrada que atravessa o litoral Sul da Bahia, ligando pontos turísticos de grande potencial; a modernização do Aeroporto Jorge Amado, dando a ele capacidade para receber voos internacionais; e a requalificação da orla de Ilhéus, município que tem uma das faixas litorâneas mais extensas e belas do estado, com potencial para desenvolvimento econômico nos setores imobiliário, hoteleiro e turístico.

    “Isso tudo significa o quê? Geração de emprego e renda. Quem vai se beneficiar disso não é só quem mora na orla, não, é a cidade toda. Se tivermos mais hoteis, mais pousadas, mais equipamentos culturais, se tivermos mais gente vindo do Brasil e do mundo inteiro para cá, mais oportunidades serão geradas. Outra coisa importantíssima para Ilhéus, que é um desejo do prefeito Valderico Júnior, é construir uma nova central de abastecimento. Porque aqui a gente tem essa vocação do comerciante, do feirante, que precisa ser valorizado”, citou.

    O ex-prefeito destacou que os projetos da Fiol, ferrovia que ligaria Ilhéus à região de Caetité, e do Porto Sul estão parados há anos, sem a devida preocupação do governador e de seus antecessores. “Isso tudo está parado, e veja há quantos anos eles prometem essas obras. Foi uma promessa de Jaques Wagner, passou por Rui Costa e agora Jerônimo. E é certeza que Jerônimo vai encerrar o governo dele e não vai ter concluído a obra”, afirmou.

    Potencial – ACM Neto salientou que Ilhéus pode liderar a transformação da região Sul da Bahia. Ele lembrou da força econômica da região durante a era de ouro do cacau e da crise provocada pela vassoura de bruxa, que trouxe consequências severas para os produtores.

    “A gente tem que viver agora olhando para o futuro e então pegar esse mote dos 500 anos de Ilhéus em 2034, reposicionar a cidade, seja com uma nova visão, aproveitando o que há de mais moderno em termos de tecnologia para reinventar o cacau, que, aliás, já está voltando a ter peso. Você vê o preço internacional do cacau crescendo muito, a Bahia voltando a ter uma produção maior, apesar de não ser a primeira do Brasil, que é o absurdo”, afirmou.

    Neto exaltou a gestão do prefeito Valderico Junior, que assumiu em janeiro e já vem promovendo uma transformação na cidade e citou também o turismo em Ilhéus e na região como um ponto de grande potencial de desenvolvimento. “Aí eu chamo a atenção, mais uma vez, para a questão do turismo, porque a gente tem que entender qual é a vocação da cidade. O turismo nacional e internacional. Não é só equipamentos, eu falei aqui do aeroporto e da orla de Ilhéus, mas também é investir em promoção para levar a imagem de Ilhéus para outros campos e trazer o interesse, despertar o interesse de visitantes do Brasil e do mundo para Ilhéus e para a região”.

    Para ele, Ilhéus pode ser a porta de entrada para o turismo de toda a região Sul da Bahia. “Se você for observar, você tem Salvador em uma ponta, necessário ainda para cima ter um outro hub no Litoral Norte. Depois, você descendo, tem que ser Ilhéus, porque depois tem que ser Porto Seguro, Então, você tem Porto Seguro, Ilhéus, Salvador, e mais uma ponta no litoral norte. Se a gente pegar esses quatro eixos do litoral, como os quatro grandes centros de profusão do turismo de sol e praia, e do desenvolvimento do turismo da Bahia, você muda o jogo e você pode transformar a Bahia no primeiro destino do Brasil. Agora, tem que ter prefeito, tem que ter governador, tem que ter empresário, tem que ter sociedade, as pessoas todas têm que ter esse olhar e esse compromisso”, pontuou.

    Raul Aguilar
    Raul Aguilar

    Veja também

    23 de maio de 2025

    Jerônimo Rodrigues condena invasão à Câmara de Salvador: “Democracia não comporta mais isso”


    Quero ler
    23 de maio de 2025

    Janja e Xijiping: Rui Costa abre o jogo sobre vazamentos do governo Lula envolvendo seu nome


    Quero ler
    23 de maio de 2025

    “Cheiro mole?” Rui Costa dispara contra ACM Neto e cita custos de impostos e taxas de Salvador: “tem que dar explicações”


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.OkPolítica de Privacidade