Depois de meses de indefinição, a Prefeitura de Salvador e o Governo da Bahia chegaram a um acordo sobre a utilização do terreno da antiga Fábrica São Brás, no Subúrbio Ferroviário. O espaço, que vinha sendo motivo de embate entre as gestões, será agora compartilhado entre os dois entes públicos para abrigar iniciativas de grande impacto social e econômico: um polo audiovisual e um terminal do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
O anúncio foi feito nesta terça-feira (16) pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil), que celebrou o entendimento como uma vitória para a população da região. “Praticamente fechamos o acordo com o Estado. A parte da frente ficará com o Estado para implantação do terminal do VLT e de um espaço para as marisqueiras. A Prefeitura ficará com o interior da fábrica, onde vamos instalar o polo audiovisual”, afirmou.
Segundo o prefeito, o acordo vai permitir que dois projetos estruturantes e complementares convivam no mesmo espaço, fortalecendo a economia criativa e a mobilidade urbana em uma das áreas mais populosas de Salvador.
Além disso, Bruno Reis destacou outras obras já realizadas no Subúrbio, como requalificação da orla, campos de futebol, praças, unidades de saúde e intervenções habitacionais. Entre os próximos passos, ele anunciou a construção de um Centro de Controle de Operações, que será implantado na região como um hub de tecnologia e gerenciamento de serviços públicos.
“Esse centro vai trazer os serviços da Prefeitura aqui para o Subúrbio, que serão gerenciados a partir daqui. Também teremos formação de jovens para o mercado digital. Isso é descentralizar oportunidades”, completou Bruno.