O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), ex-presidente da Câmara dos Deputados, evitou confirmar qualquer plano eleitoral para 2026 ao ser questionado sobre uma possível candidatura a vice-presidente da República. Nesta terça-feira (15), durante agenda em Brasília, o parlamentar afirmou que seria “uma honra ocupar o cargo em qualquer chapa”, mas preferiu adotar um tom de cautela sobre seu futuro político.
Lira tem sido apontado como um possível nome para compor a chapa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas próximas eleições presidenciais. Apesar das especulações, o deputado afirmou que o momento ainda é de trabalho e articulações, sem espaço para definições prematuras. “O importante é que todas as forças políticas que detêm prestígio em Brasília se unam para que o estado se desenvolva, sem muitas fofocas, sem muitas especulações”, disse.
Além da possibilidade de disputar a vice-presidência, interlocutores próximos ao alagoano revelam que ele também cogita concorrer ao Senado Federal. Lira, no entanto, não confirma esse desejo e segue mantendo o foco nos bastidores do Congresso Nacional, onde ainda exerce forte influência política.
Nos últimos meses, o nome de Arthur Lira também chegou a ser especulado para integrar a equipe ministerial do presidente Lula (PT). Segundo aliados, o parlamentar avaliou a hipótese, mas recuou diante do risco de perder capital político entre o eleitorado de direita, base que ainda busca manter em caso de uma candidatura futura.