Em discurso realizado durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Salvador desta terça-feira (8), o vereador Claudio Tinoco (União Brasil) destacou a necessidade urgente de regulamentação para os motociclistas que atuam nas plataformas de aplicativos da cidade. Tinoco, que foi um dos responsáveis pela regulamentação dos mototáxis em Salvador em 2013, ressaltou que os motociclistas de aplicativos merecem as mesmas condições de trabalho e segurança.
Tinoco mencionou o histórico de regulamentação dos mototáxis em Salvador, que teve início com projeto de lei da Câmara, e destacou que a mesma abordagem deve ser aplicada aos motociclistas de aplicativos. “Precisamos agir rapidamente para regulamentar essa atividade, garantindo não só a segurança dos trabalhadores, mas também a qualidade do serviço prestado à população”, defendeu.
O vereador também abordou o programa “Condução Decente”, lançado pelo governo do estado da Bahia. Embora tenha elogiado a iniciativa, que prevê cursos de capacitação e uma linha de crédito para aquisição de motos novas, Tinoco questionou as condições exigidas para o financiamento do veículo, como a comprovação de renda de dois salários mínimos, o que, segundo ele, pode ser um obstáculo para muitos profissionais da área.
Tinoco ainda alertou sobre a necessidade de evitar a politização da questão. “Não podemos permitir que movimentos partidários se apropriem dessa causa, que deve ser tratada de forma técnica e objetiva, e com foco na proteção dos trabalhadores e na melhoria das condições do serviço prestado”, afirmou.
O vereador do União Brasil propôs que a Câmara Municipal se una em uma ação pluripartidária para avançar na regulamentação da categoria, garantindo a proteção legal para os motociclistas de aplicativos.