O deputado Samuel Junior (Republicanos) protocolou moção de pesar, na Casa Legislativa, em memória do pastor Dermeval Lopes de Cerqueira, falecido no último domingo (6) aos 85 anos. Em 2022, o religioso foi homenageado pela ALBA com a Comenda 2 de Julho, proposta pelo parlamentar, “em reconhecimento à sua inestimável contribuição à fé cristã e à sociedade baiana”.
No documento, Samuel ressaltou a dedicação do religioso, natural de Irará, ao serviço cristão, à propagação do evangelho e ao cuidado com o próximo. Também lembrou sua conversão ao evangelho, em 1963, e sua consagração ao ministério, como Evangelista, pela Convenção Estadual das Assembleias de Deus na Bahia (Ceadeb) em 1976.
“Pastoreou por 17 anos a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Salvador, e presidiu a Ceadeb entre 1988 e 1997, deixando um legado de fé, equilíbrio e liderança respeitável”, afirmou.
O parlamentar destacou a atuação do pastor Dermeval que, até seus últimos dias, ocupava o cargo de presidente de Honra da Ceadeb e integrava, como membro vitalício, o Conselho Administrativo da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD). Seu ministério, segundo o parlamentar, foi marcado pelo compromisso com a cidadania e com ações sociais, especialmente na orientação espiritual e no apoio ao antigo Orfanato Evangélico das Assembleias de Deus, atual Centro Evangélico de Apoio e Acolhimento Cidade do Refúgio (Ceacre), em Feira de Santana.
“Sua trajetória de vida é exemplo de dedicação, generosidade e serviço cristão. Pastor Dermeval tocou incontáveis vidas, fortaleceu comunidades e inspirou gerações, tornando-se uma referência de fé e amor ao próximo”, afirmou, manifestando respeito e solidariedade aos familiares, amigos e à comunidade evangélica “que sentem a partida deste servo de Deus”.