O secretário estadual do Trabalho, Augusto Vasconcelos, anunciou, nesta segunda-feira (7), a abertura de crédito para que mototaxistas, motofretistas e motociclistas que trabalham por aplicativo financiem até 90% do valor de motos novas.
“Terá uma linha de crédito exclusiva que financiará até 90% do valor de uma moto para que eles possam adquirir de maneira mais subsidiada esses veículos fundamentais para o trabalho diário”, disse o secretário, no lançamento do Projeto Condução Decente. Será criada uma linha de crédito de R$ 15 milhões para o fim de realizar esse financiamento.
Também foi assinado decreto que altera o regulamento do Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (FUNDESE), criando uma linha de crédito específica para mototaxistas, motofretistas e renovação da frota de autoescolas. Também será anunciado o benefício de isenção de IPVA para motos antigas.
“É um projeto bastante inovador que visa fortalecer essa categoria profissional tão numerosa e tão relevante para a economia. Mototaxistas, motofretistas, motociclistas que atuam através de aplicativos. Vamos ofertar qualificação e capacitação profissional totalmente gratuita. Além disso, ao final do curso, esses profissionais receberão equipamentos de proteção individual como capacetes, coletes, antenas para evitar acidentes com arraias que tenham cerol”, disse Vasconcelos.
O secretário destacou que os integrantes da categoria sofrem muito com a precarização das relações de trabalho e que, por isso, “o Governo do Estado estende a mão justamente para fortalecer essa categoria profissional tão importante para a economia e para levar o sustento dessas famílias”. Segundo Vasconcelos, serão 75 municípios que serão beneficiados, 6.500 trabalhadores em um primeiro momento. 47 municípios e todos os territórios de identidade. Serão R$ 30 milhões investidos e metade será para financiamento das motos via Desenbahia.