A presidente da ALBA, Ivana Bastos (PSD), cominicou que foi notificada nesta terça-feira (1), pelo TJ-BA, para instalar a CPI do MST.
A intimação, como mostrou o OFF News, prevê multa de 10 mil reais. A presidenta informou que o corpo jurídico da Casa está estudando o assunto antes de tomar uma decisão. A CPI foi protocolada pelo bolsonarista Leandro de Jesus, em 2024, e não foi instalada pelo presidente à época, Adolfo Menezes, obter um parecer da casa indicando que a competência para analisar o MST seria do Congresso Nacional.
“Hoje um oficial de justiça que me notificou hoje à tarde, era 14 horas e 30 minutos, eu assinei e eu ainda vou sentar com o corpo jurídico da Alba para criar as medidas que nós devemos tomar. Está muito parcial ainda, eu não tenho, não vou dizer para vocês, eu não tenho muito conhecimento ainda, para mim foi uma surpresa. Nós temos dez dias aí para poder responder, para poder criar essa CPI e acho que a justiça determinou, a gente tem que acatar, mas eu gostaria muito de aprofundar primeiro nesse assunto para dar qualquer parecer a vocês”, garantiu Ivana Bastos.