O deputado Rosemberg Pinto (PT), líder da bancada governista na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), celebrou a posse de Ivana Bastos (PSD) como presidente da Casa e ressaltou a importância do momento para a representatividade feminina no parlamento baiano. O parlamentar também defendeu a indicação da deputada Fátima Nunes (PT) para a primeira vice-presidência da AL-BA.
“Primeiro, uma homenagem às mulheres, nesse 8 de março que aconteceu no sábado. Hoje, o primeiro dia aqui na Assembleia, é uma maneira de homenagear as mulheres, a partir inclusive da assunção de Ivana à presidência da Casa Legislativa”, destacou Rosemberg.
O líder do governo explicou que há um entendimento dentro da mesa diretora de que a primeira vice-presidência deve ser ocupada por um representante do partido majoritário, garantindo a proporcionalidade dentro da estrutura da Casa.
“Fátima é o nome do Partido dos Trabalhadores que está na suplência. O deputado Zé Raimundo está presidente da Comissão de Finanças e Orçamento e já foi vice-presidente no período anterior. Como há um rodízio dentro do PT, mais do que justo a ascensão da deputada Fátima, que deveremos referendar amanhã junto com a presidência da Casa”, afirmou.
A posse de Ivana Bastos representa um marco histórico para a AL-BA, sendo a primeira mulher a comandar o legislativo estadual em 190 anos. Com a possível nomeação de Fátima Nunes, o parlamento baiano poderá contar com ainda mais representatividade feminina, com maioria, nos cargos da Mesa Diretora.