A primeira-dama da Bahia, Tatiane Veloso, destacou, durante o lançamento das ações do Março Mulher, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), no Comércio, neste sábado (8), a importância da garantia de condições de igualdade entre homens e mulheres, encarando no bojo as desigualdades raciais e de renda. Para isso, a primeira-dama apontou como fundamental, por parte do estado, o foco na promoção da saúde, educação e garantindo condições de uma vida digna para população.
“Porque falar de política pública, falar de democracia, a gente precisa garantir as igualdades nas relações entre homens e mulheres, mas também na relação racial e principalmente considerar que todos esses desafios, eles não são de 20 anos para cá, são desafios históricos do processo de formação da nossa sociedade”, aponta Tatiana Veloso.
“E que são desigualdades que a gente precisa combater e ir defendendo a educação, defendendo todas as dimensões da dignidade humana, especialmente não naturalizando essas violências. Então a gente tem um retorno há dois anos com o nosso governo federal e essa continuidade na Bahia com esse compromisso que é cuidar de gente”, assegurou a primeira-dama da Bahia.
No ato também, realizado neste 8 de Março, dia internacional das mulheres, foram assinados decretos sobre o Comitê Permanente Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e Prevenção ao Feminicídio e institui o Grupo de Trabalho Intersecretarial, responsável pela elaboração do Plano Estadual de Prevenção e Enfrentamento à Violência Política de Gênero e Raça. Jerônimo também assinou a alteração do decreto sobre licença à gestante, à adotante e licença-paternidade e autorizou atendimentos especiais para serviços de saúde direcionados às mulheres, nas policlínicas da capital e interior, além de cirurgias eletivas itinerantes, para redução mamária não estética.