O governador Jerônimo Rodrigues garantiu, nesta quarta-feira (26), que pretende implantar ônibus elétricos em toda a frota de Camaçari durante os quatro anos da gestão do prefeito Luiz Caetano, que agora se inicia.
O petista afirmou que pretende fazer o mesmo em toda a Região Metropolitana de Salvador, mas não definiu prazo para os demais municípios. A parceria com a BYD foi citada pelo governador como um caminho para alcançar esse objetivo da renovação da frota.
“Queremos fazer isso com a frota de transportes da Região Metropolitana, mas com Camaçari queremos cumprir nos próximos quatro anos de Caetano esse compromisso de colocarmos ônibus elétricos”, disse Jerônimo, durante a inauguração do shuttle elétrico entre o Aeroporto e a Estação Aeroporto do Metrô. “A intenção nossa é que, ainda aos poucos, vamos qualificando a frota tanto de ônibus novos com ar-condicionado, mas que a gente possa colocar ônibus que ajude a gente na transição energética, como é o caso desses ônibus aqui, ônibus elétricos”, declarou o petista.
“O PAC já colocou esses ônibus, agora é preciso ver como será a execução da licitação, essas coisas todas, mas nós também fizemos um pedido à mesa da BYD, que são ônibus como este, que a gente possa fazer um movimento no seguinte sentido: a BYD bota um valor, uma quantidade, e o município ajuda com outra. O financiamento é possível, já que, para a Prefeitura, é possível que não tenha assim o dinheiro com rapidez, mas nós pretendemos não só em Camaçari”, salientou Jerônimo Rodrigues.