O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta quarta-feira (26), que ainda não analisou detalhadamente a pesquisa que aponta uma queda na aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Bahia, divulgada pela Quest/Genial hoje.
Divulgada nesta quarta-feira (26), a pesquisa Genial/Quest mostrou que a avaliação negativa do governo Lula (PT) na Bahia aumentou 17 pontos percentuais. No levantamento anterior, realizado em dezembro, 21% dos entrevistados em um dos seus principais redutos eleitorais o rejeitavam. Na sondagem atual, são 51%.
Jerônimo aponta a ausência do presidente nos últimos meses, devido a questões de saúde, e a relação com o Congresso Nacional e as polêmicas do PIX e do preço do ovo podem ter influenciado os números.
“Se um não está bem, puxa o outro para baixo. Portanto, temos que caminhar juntos. Normalmente, a potência de um presidente é maior, pois ele exerce sua influência com mais facilidade e força. Foi isso que aconteceu nas últimas eleições: pudemos contribuir para a vitória do presidente Lula, assim como os nossos deputados, e ele também nos apoiou”, apontou o governador em entrevista nesta quarta-feira (26), durante a viagem inaugural do shuttle elétrico que liga o Aeroporto à Estação Aeroporto do Metrô, realizada nesta quarta-feira.
“Ele está bem, mas precisou se ausentar para cuidar do tratamento. Tanto é que esteve fora de compromissos internacionais e não estava realizando viagens pelo país. Sua primeira viagem foi Paramirim, conosco, durante a entrega de água. Tudo isso gerou um ‘puxa-estica’ que não favoreceu uma boa avaliação, devido às decisões tomadas – mas essa situação já foi superada. É importante destacar que desgastes pontuais, como o ocorrido com o Pix ou a questão da data de validade dos ovos, também criam ruídos. Entretanto, a mudança efetiva nos ministérios fortalece o governo. A presença de Lula em São Paulo hoje e os anúncios de obras e investimentos previstos para amanhã são sinais positivos”, justificou o governador.
“As entregas e os anúncios desse tipo nos energizam para seguir ajudando. A chegada de Sidônio à comunicação trouxe um novo formato, fortalecendo a imagem do presidente e permitindo que a imprensa compreenda melhor as ações de Lula pelo país. A retomada da reconstrução e de programas importantes, como o Minha Casa Minha Vida, o Bolsa Família, o fortalecimento do turismo e o Plano Safra, é fundamental”, arrematou o chefe do executivo estadual.