Com sua tradicional pena de ganso, Juca Aleixo retorna para narrar como uma possível candidatura de peso está deixando os parlamentares estaduais e os futuros candidatos com o cabelo em pé.
Candidatura da Rainha
Os rumores de quem a empresária Isabela Suarez, herdeira maior do império de Carlos Suarez, poderá ser candidata a deputada estadual gerou pânico entre os parlamentares eleitos e os que estarão na disputa, em 2026. A avaliação geral é de que a empresária, caso leve à frente o plano da candidatura, será eleita sem dificuldade, assegurando uma cadeiras em uma eleição que promete ser a mais disputada da história, dado o número de ex-prefeitos, que fizeram os sucessores e saíram bem avaliados dos posto, em 2024, que devem pleitear uma das cadeiras da Assembleia Legislativa da Bahia.
Movimento do Rei
Corre nos bastidores que apesar da animação de Isabela Suarez com a ideia de levar o sobrenome para os anais da história do Parlamento Baiano, o plano de se tornar deputada pode não sair do papel dado o posicionamento do pai contra ideia. Importantes analistas apontam que o megaempresário segue com sua posição histórica de manter a família longe dos holofotes da política.
Choque Rei
Corre no boca a boca que a transição de comando na UPB anda sendo traumática. A divisão do quinhão de poder, que costuma gerar crise entre presidentes e ex-presidentes, não terá na atual transição uma exceção. O presidente eleito esperava que o atual lhe apoiasse no primeiro momento, e não viu com bons olhos o movimento dele querer ficar até o último dia, externado após aclamação . Dizem que o presidente atual acredita que o presidente eleito deveria tê-lo procurado antes mesmo de se fiar com o ex-presidente da entidade, que se tornou o principal padrinho da candidatura, irritando o atual presidente ao romper a tradição de sucessão capitaneada pelo ocupante do cargo, instalada na UPB nos últimos anos.
Nova formação
O anúncio da criação das quatro diretorias para representar as regiões Norte, Sul, Leste e Oeste do estado, feitas pelo presidente Wilson, animou os prefeitos, que pretendem usar o espaço como um cartório de queixas e ter mais uma instância especial para pleitear uma agenda com o governador. Ocorre que para composição há mais interessados do que vagas, o que costuma dar problema.
Nova aliança
Fortes rumore apontam que apesar dos espaços no município, o PDT deve mesmo retomar sua aliança com o PT. Há quem garanta que o cacique da Bahia já sentou com o Serin e com o próprio governador para amarrar o fim do bigode. O anúncio deve ocorrer após o Carnaval.
Cláusulas
Do lado do 13, o partido espera ter a garantia de três parlamentares estaduais e de dois federais, pavimentando o caminho de crescimento da sigla que hoje conta com dois federais e um estadual. Entre os dois estaduais devem estar os ex-prefeitos, defensores e responsáveis pelo retorno da aliança.
Arrumação
E falando em cláusulas, outro partido da base já comunicou ao governo que sua prioridade é fazer seus dois representes deputados, um federal e a outra estadual. Quer também uma vaga em um Tribunal de Contas, para completar a redenção da família.
Eleita
O compromisso da presidente em exercício da ALBA com a manutenção da participação dos parlamentares e sua perspectiva de melhora, incluindo seus espaços e negócios, já criou um ambiente necessário para sua permanência, mesmo que seja necessária a a realização de uma nova eleição. É consenso que Ivana bastos é a nova presidente da ALBA.
Novos ares
A indicação de Ana Paula para Cultura de Salvador trouxe novos ares para o campo e animou a turma do chão de fábrica da cultura, que não tinha acesso para sentar com o secretário. O perfil popular de Ana Paula e sua agenda aberta tanto para o trade como para o chão de fábrica gerou um ambiente geral de animação.