Itapetinga chega aos seus 72 anos de emancipação política, celebrados nesta quinta-feira (12), como um município polo de desenvolvimento na região Sudoeste e no Estado. Uma cidade que carrega o título de Capital da Pecuária da Bahia conseguiu, nos últimos anos, novas conquistas e hoje se consolida como um grande celeiro de oportunidades em diversos setores, em especial na indústria, atraindo novos investimentos e ampliando a geração de emprego e renda.
Isso é motivo de orgulho para todos os itapetinguenses e para mim em especial. Em 2016, com apenas 27 anos, tive a honra de me tornar o prefeito mais jovem da história de Itapetinga. Naquele momento, encontrei uma cidade abandonada, enfrentando desafios estruturais e administrativos que exigiam decisões firmes e uma gestão comprometida com resultados.
Nosso primeiro passo foi “arrumar a casa”. Era fundamental organizar as finanças públicas, restaurar a credibilidade do município e criar condições para realizar os investimentos necessários. Com uma equipe técnica e competente, arregaçamos as mangas e trabalhamos incansavelmente para transformar Itapetinga. Hoje, posso afirmar com orgulho que nossa cidade é referência em desenvolvimento e qualidade de vida no interior da Bahia.
Itapetinga se consolidou como um grande polo de desenvolvimento regional. Nos últimos anos, atraímos indústrias, promovemos investimentos e potencializamos a geração de emprego e renda. Apenas até outubro deste ano, superamos a marca de 1.000 novas vagas de emprego, de acordo com o Caged. E para garantir que nossa população esteja preparada para essas oportunidades, criamos o Centro de Formação Profissional de Itapetinga (Cefopi), um espaço moderno dedicado à qualificação da mão de obra local.
Nossa cidade também reafirma sua força na agropecuária. Reconhecida como a capital da pecuária da Bahia, Itapetinga é um dos maiores produtores de leite do estado, com mais de 15 milhões de litros anuais. Este setor, aliado a outros investimentos, fortalece a economia local e promove o desenvolvimento sustentável. Em parceria com os produtores, dos pequenos aos grandes, conseguimos criar um ambiente favorável e que ainda tem muito potencial para crescimento no setor agropecuário.
Na Educação, alcançamos resultados históricos no IDEB 2023, registrando as melhores notas da nossa rede municipal desde o início da série histórica, em 2005. Nos anos iniciais do ensino fundamental, saltamos de 3,9 em 2021 para 4,8 em 2023. Nos anos finais, avançamos de 3,7 para 4,3 no mesmo período. Esses números são reflexo de um trabalho dedicado, que prioriza nossos estudantes e a valorização da educação como ferramenta de transformação social.
Na Saúde, realizamos uma das maiores conquistas da história de Itapetinga: a entrega do Hospital Municipal Virgínia Hagge, o primeiro da história da cidade. Com 51 leitos e atendimento em 22 especialidades médicas, incluindo pediatria, obstetrícia e maternidade, estamos garantindo um serviço de saúde digno e de qualidade para a nossa população.
Graças a esses avanços, Itapetinga conquistou destaque em desenvolvimento na Bahia. As bases estão plantadas, e o futuro que vislumbramos é de crescimento contínuo e destaque ainda maior no cenário estadual. Com muito trabalho e humildade, transformamos a realidade do município.
Chego ao final do meu segundo mandato com uma sensação de dever cumprido e com muito orgulho de tudo que fizemos. E orgulho também por honrar o nome de meu avô, Michel Hagge, o maior político da história de nossa cidade. Como itapetinguense, vou continuar contribuindo com o meu melhor para que nossa cidade siga avançando, crescendo e sendo motivo de orgulho para todos nós.
Rodrigo Hagge é prefeito de Itapetinga