O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) voltou a criticar duramente o governo da Bahia nesta segunda-feira (2) pelas seguidas promessas não cumpridas sobre a aquisição de novas embarcações para o sistema ferry-boat. Em meio ao caos diário enfrentado por passageiros que dependem do transporte marítimo entre Salvador e a Ilha de Itaparica, Correia apontou que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) “cria expectativas e frusta a população”.
“Desde o início de 2023, o governo vem anunciando ferries que nunca chegam. Primeiro, eram para o verão passado; depois, para 2024, e agora falam no primeiro semestre de 2025. Mas mais uma vez a licitação foi declarada deserta, e nada sai do papel. Isso demonstra a total falta de gestão e planejamento desse governo”, disparou o parlamentar.
Correia lembrou ainda que, em fevereiro de 2023, Jerônimo prometeu a compra de dois ferries como uma solução emergencial para os problemas estruturais do sistema. No entanto, ao longo do ano, sucessivas declarações de membros do governo revelaram a falta de avanço no processo, culminando na última tentativa frustrada de licitação, declarada deserta pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).
“Estamos diante de uma gestão que vende sonhos para encobrir sua ineficiência. Nem sequer conseguem conduzir uma licitação com sucesso. Enquanto isso, o povo sofre com filas intermináveis, embarcações sucateadas e a falta de alternativas viáveis”, afirmou o deputado, que é oposição ao governo estadual.
Para Tiago Correia, a falta de novos ferries é mais um exemplo da gestão improvisada do PT na Bahia, que, segundo ele, prioriza promessas midiáticas em vez de soluções concretas. “O governo insiste em usar o ferry-boat como peça de propaganda, mas a realidade é de um serviço cada vez mais precário. É urgente que o governo pare de enganar a população e apresente resultados efetivos”, concluiu.
A Secretaria de Infraestrutura anunciou recentemente que ainda planeja novas tentativas de licitação, mas não apresentou prazos ou detalhes claros sobre as próximas etapas.