O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), reafirmou o compromisso do governo estadual e federal com a apuração rigorosa das denúncias de más condições de trabalho na fábrica da BYD, que fica em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ele também apontou que espera que o ato não seja fruto de uma sabotagem econômica e política.
Ele também reforçou a confiança na idoneidade da BYD com relação aos fatos.
A declaração foi dada durante a visita às obras da fábrica da BYD, nesta segunda-feira (2). Na oportunidade, Jerônimo afirmou que a empresa se comprometeu em averiguar os fatos e destacou confiar no trabalho do presidente da BYD, Mr. Wang, e da CEO da empresa, Stella Li.
“Nós também estamos atentos com o Ministério Público do Trabalho. O Presidente Lula é um presidente que vem de chão de fábrica. Vocês se comprometeram [da BYD] em dar conta de averiguar e apurar o que houve. Prestar para naquilo que é uma preocupação da BYD”, afirmou Jerônimo.
Jerônimo Rodrigues também fez um alerta sobre a possibilidade de que as denúncias fossem usadas de forma estratégica em um cenário de competitividade política e industrial. O governador expressou a esperança de que as investigações não fossem manipuladas por interesses externos ou disputas políticas.
“Espero que essas denúncias possam, ao contrário, ajudar a resolver os problemas pendentes e não sejam fruto de um movimento intencional de competição política industrial, como muitos têm especulado”, afirmou o gestor.
Além das questões de investigação, o governador reforçou o apoio institucional ao projeto da BYD na Bahia, lembrando que a presença da empresa no estado é um marco importante para a geração de empregos e para a atração de investimentos no setor de veículos elétricos.
“O governo da Bahia, o governo federal e o município de Camaçari estão comprometidos com o sucesso da empresa, com a dignidade dos trabalhadores, sejam brasileiros ou chineses, e com a promoção de um ambiente saudável e justo para todos os envolvidos”, afirmou Jerônimo Rodrigues.