Durante a sessão da Câmara dos Deputados desta quarta-feira (27/11), a deputada federal Ivoneide Caetano (PT), se solidarizou com a professora Sueli Santana, que foi apedrejada por alunos após dar aulas sobre a cultura afro-brasileira na Escola Rural Boa União em Vila de Abrantes, distrito de Camaçari.
“Eu quero expressar a minha solidariedade e respeito a professora Sueli Santana da Rede Municipal, da escola de Abrantes em Camaçari, que foi vítima de racismo religioso cometido por alguns alunos. É triste ver crianças produzindo discursos fundamentalistas religiosos nos seus ambientes escolares. É preciso repudiar o racismo dentro e fora da escola e lutar para que possamos viver um ambiente de respeito entre as diferenças. Enfrentar combater o racismo está na nossa agenda e eu quero dizer à professora Sueli que você não está sozinha, conte com a gente, conte com o nosso mandato. Racismo é crime e nós iremos combater”, declarou Ivoneide.
De acordo Sueli, as agressões verbais contra ela, que é de religião de matriz-africana, eram constantes. Até que em determinada aula, enquanto corrigia as atividades de uma turma, alunos jogaram pedras contra ela. Uma das pedras a atingiu no pescoço.