A diretora geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Sara Prado, celebrou a aprovação do projeto o Projeto de Lei 25532/2024, que prevê a criação da Bahia Filmes, a primeira companhia estadual voltada para o setor de Audiovisual na Bahia. A aprovação se deu por unanimidade na tarde desta terça-feira (26), na Assembleia Legislativa da Bahia.
“A Funceb, que é a casa da Diretoria do Audiovisual, vem fomentando, através da Secretaria de Cultura, através de suas ações, o audiovisual durante todos esses anos. A partir de agora, a Diretoria do Audiovisual vai ser mais um braço nesse ecossistema”, disse.
“Com a Bahia Filmes, nós vamos ter esse ecossistema fortalecido do ponto de vista do desenvolvimento econômico e de dar compreensão de que o audiovisual cresceu. O audiovisual baiano é essa potência que ganha o mundo e que a gente precisa acompanhar e entender que quando a gente está falando de audiovisual, a gente está falando de toda uma cadeia produtiva, a gente está falando do envolvimento de todas as linguagens artísticas. Não é possível fazer audiovisual sem música, sem artes visuais, sem literatura. Então, todas as cadeias artísticas e todos os elos da cadeia produtiva estão envolvidos no fazer do cinema, no fazer do audiovisua”, emendou.
“ O Estado da Bahia é uma potência em vários níveis. É uma potência do ponto de vista de cidades e cenários, de lugares para gravação e para produção. Uma potência do ponto de vista de serviços, uma potência do ponto de vista da sua diversidade. Nós temos sertão, nós temos litoral, nós temos mata-atlântica, nós temos cenário e lugar, espaço para que todo setor do audiovisual, não apenas baiano, mas nacional e internacional, venha para cá para o Estado para poder produzir, se movimentar economicamente”, pontuou.
“E a Bahia Filmes é quem me dará a conta desse papel. A diretoria do audiovisual, ela prossegue com a sua finalidade de apoiar o setor do ponto de vista da formação, com cuidado com a memória que faz a Cinemateca da Bahia, com cuidado com os festivais, com os cineclubs, com toda a cadeia de difusão dos filmes que serão produzidos pela Bahia Filmes e difundidos através do apoio da Fundação Cultural do Estado e da Diretoria do Audiovisual”, finalizou.