O deputado Pedro Tavares (União Brasil), cobrou na manhã desta terça-feira (26), resolução para a elevação de voos diretos para um dos principais destinos turísticos do sul da Bahia, a cidade de Ilhéus, bem como o barateamento das passagens aéreas.
Os únicos voos diretos são os da Azul na segunda-feira, quinta-feira e no de domingo, com passagens que variam de R$ 1.499 a 3.956 em preços promocionais.
“Mais uma vez vou falar sobre o absurdo da escassez dos voos regionais aqui na Bahia, especificamente eu queria falar sobre Ilhéus, uma cidade importante, uma cidade turística, uma cidade pólo, uma região, uma cidade onde as pessoas posam ali o turismo, então posam para ter e visitar os parentes, amigos, familiares, mas também para fazer negócios e não tem voo, meu irmão”, criticou Tavares.
“Os voos que tem de forma direta só são duas vezes na semana, agora aumentaram para três vezes na semana. Você viaja na segunda e só tem um voo na quinta e agora querem voltar no domingo, é um absurdo. Fora, a escassez dos voos regionais para Ilhéus e para diversas cidades do interior da Bahia. O preço muitas vezes é mais caro do que você viajar pra Paris, viajar para Lisboa, pra viajar para outros países. É um absurdo, a gente não tem mais como aguentar essa situação, uma situação que é absurda aqui no Estado”, elencou o político.
Tavares ressaltou que Ilhéus é uma cidade importante para a economia do estado e um dos lugares mais procurados pelos turistas que visitam a Bahia e que a Secretaria de Turismo do Estado precisa se movimentar para solucionar esse problema em prol, inclusive, do desenvolvimento econômico do estado. Ele citou ainda que esteve em Brasília com o ministro do Turismo Celso Sabino.
“Eu estive, recentemente, em Brasília, junto com o deputado federal, Leur Lomanto Júnior, com o prefeito eleito de Ilhéus, Valderico Júnior, lá com o ministro do Turismo, Celso Sabino, que teve uma forma muito cortês e muito proativa, atendeu a todos nós, e no dia também estava lá os prepostos da Azul Linhas Aéreas, e que a gente fez esse pedido e mostrou esse absurdo que está acontecendo em Ilhéus e a gente pede mais uma vez a sensibilidade, pede mais uma vez que isso seja resolvido, pede mais uma vez que a Secretaria de Turismo aqui do Estado, através do secretário Maurício Bacelar, possa chamar mais uma vez a Azul Linhas Aéreas e todas as empresas aéreas para que a gente possa resolver de uma vez por todas essa questão dos voos regionais, não só da escassez dos voos regionais, mas também a questão dos preços abusivos que ninguém aguenta mais. Então, fica aqui mais uma vez o meu questionamento, a minha cobrança”, concluiu.
Como reforço, o presidente do colegiado, Eduardo Salles (PP) assegurou enviar um ofício para a Secretaria de Turismo fazendo a reivindicação em nome da comissão. Segundo ele, a reivindicação de Tavares é mais do que coerente e precisa ser solucionada.