Na manhã desta sexta-feira (1), em Macururé, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou diversas novidades para o fortalecimento do campo e combate à fome. Dentre elas, o início da distribuição de 37 toneladas de leite em pó e meia tonelada de mel, provenientes da agricultura familiar, para 130 cozinhas e creches comunitárias espalhadas pelo Estado. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Coordenação Geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome – Bahia Sem Fome – e a Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) da Bahia.
Representando o secretário Osni Cardoso, o chefe de gabinete da SDR, Adriano Costa, explicou que “as entregas são resultado da parceria de mais de 16 entidades da agricultura familiar com a CONAB, que aportou recursos, junto com o Ministério de Desenvolvimento Social, para adquirir leite das cooperativas, processá-lo e pela primeira vez transformá-lo em leite em pó. Também foi autorizada a entrega meia tonelada de mel. Os dois serão destinados para famílias em situação de insegurança alimentar grave”.
Segundo o Diretor-Executivo de Política Agrícola e Informações da CONAB, Silvio Porto, “essa é a primeira etapa das 200 toneladas que nós [CONAB] compramos, numa parceria com o Governo do Estado. São muitas famílias agricultoras que estão sendo beneficiadas e, principalmente, a população em situação de insegurança alimentar”.
“As ações do programa Bahia Sem Fome também estão no interior do Estado. Agora, através da parceria com a SDR e a CONAB, onde estamos selando essa aliança para fortalecer a implementação das políticas públicas”, concluiu o Coordenador Geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome, Tiago Pereira.
Também foi autorizada a doação de 40 toneladas de sementes de milho e feijão, através da Superintendência de Agricultura Familiar da SDR, para famílias agricultoras dos territórios da Bacia do Paramirim, Bacia do Rio Corrente, Chapada Diamantina, Irecê, Itaparica, Médio Sudoeste, Médio Rio de Contas, Bacia do Rio Grande, Piemonte da Diamantina, Piemonte do Paraguaçu, Piemonte Norte do Itapicuru, Sertão do São Francisco, Sertão Produtivo, Vale do Jiquiriçá, Velho Chico e Sudoeste. Elas serão distribuídas através das entidades que assistem o ATER Biomas.
Para a presidenta da Assessoria e Gestão em Estudo da Natureza Desenvolvimento Humano e Agroecologia (AGENDHA), Luciene Marilac, “a entrega é de suma importância para os nossos agricultores, sobretudo nesse período de mudanças climáticas, que eles precisam fazer suas plantações em tempo. Vamos distribuir para 1080 trabalhadores rurais da região de Itaparica”.
PUBLICAÇÃO DE NOVOS EDITAIS
Na ocasião, a SDR foi autorizada a publicar os editais Vem Pra Feira, que visa o fortalecimento do circuitos de feiras da agricultura familiar na Bahia; Candeeiros da Caatinga, que busca atuar na preservação, fortalecimento e recuperação do bioma caatinga; e Sementes, para promoção da autonomia e segurança alimentar através da reintrodução de sementes de milho e feijão. A partir da primeira semana de novembro, eles estarão disponíveis em www.sdr.ba.gov.br.
“Os editais aqui lançados, coordenados pela Superintendência de Agricultura Familiar, atendem ao objetivo macro da SDR: fomentar a agricultura familiar e suas organizações. Diretamente, serão mais de 15 mil famílias beneficiadas e todos os Territórios de Identidade contemplados, respeitando suas respectivas peculiaridades”, concluiu o superintendente da SUAF/SDR, Euzimar Carneiro.
Todas essas ações integram as estratégias do Governo do Estado de apoio à agricultura familiar e combate à insegurança alimentar, reafirmando o compromisso com o fortalecimento do campo e a promoção da justiça social.
Fotos: Ítalo Oliveira/SDR/GOVBA