LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    Secult e Comitê de Cultura da Bahia apresentam editais da Política Nacional Aldir Blanc 2024

    • Home
    • Últimas notícias
    • Bahia
    • Secult e Comitê de Cultura da Bahia apresentam editais da Política Nacional Aldir Blanc 2024
    PorRaul Aguilar em18 de outubro de 2024
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    A Diretoria de Cidadania Cultural, da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura da Secretaria Estadual de Cultura, em parceria com o Comitê de Cultura da Bahia, vinculado ao Ministério de Cultura, apresentaram, nesta quinta-feira (17), os 29 editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) na Bahia para grupos e organizações culturais. A formação aconteceu no Museu Eugênio Teixeira Leal, Pelourinho.

    Com financiamento contínuo até 2027 e destinados aos 27 territórios do estado, a PNAB Bahia terá um investimento total de R$ 550 milhões, sendo R$ 110 milhões por ano, para projetos culturais nos segmentos de memória e patrimônio; culturas populares; artes visuais; artes cênicas; música; literatura; e cultura e educação – e para a Política Nacional de Cultura Viva.

    “A PNAB Bahia para os próximos cinco anos é uma oportunidade histórica de estruturar, territorializar e democratizar o acesso e a produção cultural no estado. Nosso objetivo é garantir uma participação ampla, com maior número de projetos, visando fortalecer a cultura em todo o estado”, declarou Juliana Vitorino da DCC/Sedecult.

    Os editais serão ofertados por meio de cotas visando a maior participação de grupos vulnerabilizados. Serão 50% para projetos desenvolvidos da população negra, 10% para a população indígena e 5% para pessoas com deficiência. Mulheres, LGBTQIAPN+, jovens, pessoa idosa, pessoa em situação de rua e egressos do sistema prisional são prioridades na seleção.

    Para Leonardo José, ativista negro e cultural, a ação garante inclusão. “É de extrema importância para o nosso povo, pois nos possibilita participar das ações de fomento à cultura. Muitos dos fazedores de cultura do interior e das comunidades não têm estrutura para desenvolver seus projetos e os editais são fundamentais”, disse.

    A apresentação da PNAB Bahia faz parte das formações realizadas pelo Comitê de Cultura da Bahia em parceria com Escritório Criativo Ajayô.

    “As capacitações promovem o acesso às ações de fomento nas bases da cultura popular, agenciando a inclusão dos fazedores e fazedoras de cultura que majoritariamente não disputam as políticas públicas. O comitê é esse espaço de reconhecimento, promoção, integração e difusão das manifestações da cultura popular”, afirmou a coordenadora geral do CC, Pyedra Barbosa.

    Os interessados em participar da PNAB Bahia já podem acessar os editais no site www.bahiapnab.com.br.

    Formação de artistas independentes

    O Comitê de Cultura da Bahia realizou mais uma formação nesta quinta-feira. Com o tema Gestão de Carreira, jovens que compõe o 3º Round Circuito de Rimas, o maior de rima improvisada do Norte Nordeste, receberam orientações de como participar de ações e políticas públicas de cultura.

    A atividade também faz parte do calendário de ações do Comitê de Cultura, lançado em abril, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, incentivar a participação cidadã, valorizar a diversidade cultural e fortalecer as identidades culturais dos territórios da Bahia. O Afoxé Filhos de Gandhy é a organização social responsável pelo comitê.

    Ascom Comitê de Cultura da Bahia

    Raul Aguilar
    Raul Aguilar

    Veja também

    18 de julho de 2025

    ”ACM Neto pode falar sobre alijar aliados com propriedade”, responde Éden


    Quero ler
    18 de julho de 2025

    Pré-candidatos à reeleição, ao entrar na Trend do Orkut, Coronel coloca Jaques Wagner entre os melhores amigos


    Quero ler
    18 de julho de 2025

    João Leão volta a se colocar à disposição para disputar contra Jerônimo Rodrigues em caso de desistência de ACM Neto


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.