Com palestras, oficinas e atividades culturais, a ação reuniu alunos do ensino médio de quatro colégios estaduais de Salvador para conscientizar sobre educação no trânsito
Mais de 900 alunos do ensino médio de quatro colégios estaduais da região do Nordeste de Amaralina em Salvador participaram, nesta quarta-feira (25), do Festival da Juventude pela Paz no Trânsito, no Colégio Estadual Manoel Devoto, no Rio Vermelho. A ação teve como objetivo comemorar a Semana Nacional da Juventude e do Trânsito, conscientizando os jovens sobre educação no trânsito.
Foram três palestras e seis oficinas sobre direitos e deveres, direção segura, primeiros socorros e respeito e combate à violência no trânsito. A iniciativa faz parte da campanha Paz no Trânsito, lançada no 2 de Julho, promovida pelo Detran Bahia, que visa reduzir acidentes com ações de prevenção promovidas pelo poder público em parceria organizações da sociedade civil.
“A paz no trânsito envolve não só questões de segurança, mas respeito, empatia e responsabilidade. Para os alunos do ensino médio, que em breve estarão dirigindo, é fundamental entender que suas atitudes impactam diretamente na vida de outras pessoas”, destacou Zilmar Eutalia Paixão, coordenadora de Segurança e Educação para o Trânsito do Detran.
O presidente da União Estadual dos e das Estudantes, Adrian Santos, também destacou a importância da iniciativa. “Nós jovens, temos um papel crucial na construção de um ambiente mais seguro no trânsito. Somos o presente e o futuro do trânsito da nossa cidade, por isso, somos os agentes dessa mudança”, completou.
Com o dia inteiro de programação, o Festival de Juventude contou ainda com diversas atividades artístico-culturais sobre o tema e outros assuntos, como juventude, saúde, consumo de bebida alcoólica e outros. Entre as atrações, banda Didá, Os Negões e Adão Negrittud, grupos de poesia, batalha de rima e muralismo.
O evento reuniu alunos e corpo docente dos colégios estaduais Manoel Devoto, Professor Carlos Santana, Sátiro Dias e Polivalente de Amaralina, e do Centro Estadual de Educação Profissional Carlos Corrêa de Menezes Sant’Anna.
“É uma ação importante, transversal, apoiada pelo Governo da Bahia e articulada em parceria com diversos coletivos. A ação faz parte da estratégia de diálogo com as juventudes da Bahia no intuito de promover a educação, o acesso à cultura e a participação social deste público no que se refere ao conhecimento de direitos e das políticas de juventude”, afirmou Anderson Alves, coordenador do Cojuve.
O Festival de Juventude foi uma ação realizada pelo Detran em parceria com a União Estadual dos Estudantes Secundaristas Bahia (UEES), Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador (AGES) a Coordenação Geral de Políticas de Juventudes do Governo da Bahia (Cojuve), a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e o apoio da Secretaria de Educação (SEC), do Coletivo de Resistência Preta (CRP) e Capoart.
Fotos Divulgação