O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), realizou nesta terça-feira (24) a quinta carreata da sua campanha eleitoral, desta vez entre os bairros de Amaralina, Nordeste de Amaralina e Santa Cruz. O candidato da coligação “O Trabalho Não Para” destacou os grandes projetos previstos no seu plano de governo para aquela região, como por exemplo a criação de uma escada rolante conectando o Vale das Pedrinhas à Avenida ACM, na altura da estação do BRT.
Bruno lembrou que o complexo do Nordeste é uma das áreas da capital baiana que mais receberam investimentos nos últimos 12 anos. “São diversos projetos, é impressionante o volume de trabalho feito nessa região pelas últimas gestões. Agora, o Pé Preto vem aí, tem a escada rolante para ter acesso ao BRT e tem a urbanização de áreas que precisam de intervenção. Enfim, se tem uma área que tem muitos investimentos da Prefeitura, é aqui. Todo o complexo vem se transformando com o nosso trabalho”, afirmou.
A ideia de criar escadas rolantes para facilitar o acesso de pedestres ao sistema de metrô e de BRT está dentro das propostas de microacessibilidade de Bruno Reis. O equipamento do Vale das Pedrinhas já possui projeto executivo concluído e será o primeiro a ser implantado, conectando de forma mais rápida e ágil à Avenida ACM.
Já o Pé Preto é uma comunidade no Nordeste de Amaralina em que as pessoas vivem em condições extremamente precárias, uma invasão com residências sem alvenaria, sem água e sem esgotamento sanitário. O projeto, já desenvolvido pela Prefeitura, é transformar a região assim como fez na comunidade Guerreira Zeferina, em Periperi, com a urbanização completa do local e a construção de mais de 270 residências.
A carreata saiu da orla de Amaralina, em frente ao quartel, e seguiu pelas ruas dos três bairros até a Rua das Ubaranas, no Nordeste. Uma multidão de pessoas, tanto em seus veículos como a pé ou de moto, seguiu a comitiva de Bruno Reis, demonstrando o seu apoio ao candidato.
Obras – A região recebeu em junho deste ano o novo Multicentro de Saúde Dr. Adriano Pondé, em Amaralina, com capacidade para realizar cerca de 71 mil procedimentos por mês entre exames e consultas. A obra contou com investimento de R$4,7 milhões e a unidade, que funcionava num prédio menor, agora ocupa uma estrutura de 2,1 mil metros quadrados e cinco andares.
Também em junho, foi inaugurado em Amaralina o novo Laboratório Central de Salvador (Lacs), que vai ampliar em 15% a realização de exames de coleta no município. O equipamento também vai contribuir para a área de Vigilância Epidemiológica na investigação dos agravos que afetam a população como surtos e epidemias.
Em fevereiro de 2024, Salvador ganhou a Escola Municipal Professora Anita Barbuda, a primeira a contar com piscina semiolímpica na sua estrutura. A unidade foi totalmente reconstruída após ser demolida e agora conta com área construída de 2,3 mil metros quadrados e capacidade para atender até 480 alunos por turno, o que representa uma ampliação de mais de 400% no número de vagas em comparação à estrutura anterior.
Fotos: Divulgação