A empresária Isabela Suarez recebeu nesta sexta-feira (20) a Comenda 2 de Julho, mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia, durante sessão especial repleta de autoridades políticas e integrantes do setor privado dos mais diversos segmentos. A homenagem, proposta pelo deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil), foi aprovada em maio pelo plenário da Casa.
Entre os participantes estiveram representantes da família de Isabela Suarez, vereadores, deputados estaduais e federais, além de representantes de diversas entidades. Isabela é vice-presidente de sustentabilidade da Associação Comercial da Bahia e presidente da Fundação Baía Viva.
Em discurso, a empresária ficou emocionada, agradeceu aos presentes e ao deputado Manuel Rocha pela proposição da homenagem. Ressaltou sua trajetória como mulher, empresária e presidente da Fundação Baía Viva, que esse ano completa 25 anos de existência, além de destacar a parceria com a prefeitura de Salvador e o governo do estado em ações de desenvolvimento da Baía de Todos os Santos.
“A sensação é maravilhosa. O reconhecimento de 25 anos de trabalho da Fundação Baía Viva, uma homenagem à minha trajetória também, diante dessas instituições, na vice-presidência de sustentabilidade da Associação Comercial da Bahia, uma homenagem ao gênero, ao empreendedorismo feminino, à luta pela equidade e pela igualdade de todas as nossas mulheres. Então, hoje o coração é tomado de emoção, e inclusive tenho que me controlar para ficar ali equilibrando entre tudo que eu estou sentindo, a racionalidade, e tudo que eu preciso dizer”, afirmou.
Manuel Rocha, por sua vez, salientou que a homenagem se justifica por toda a contribuição de Isabela para a Bahia e para o país, em defesa da Baía de Todos os Santos, da sustentabilidade e da sociedade. “Além disso, a homenagem é também uma forma de enaltecer o empoderamento feminino. A Isabela ocupa hoje um espaço de destaque da nossa sociedade, ela é exemplo, e a voz dela tem que ser reverberada. Que o exemplo do trabalho de Isabela possa ser reverberado além das fronteiras do nosso estado”, ressaltou.
Rocha lembrou uma declaração recente de Isabela em um podcast: “A preservação ambiental, a sustentabilidade, não é só falar, precisa de efetividade”. Para o deputado, a empresária chama para si a responsabilidade pela conscientização dos empresários, do setor privado e do setor político. “O desenvolvimento econômico, o enfrentamento à desigualdade social e a preservação ambiental estão ligados umbilicalmente. E é isso que você tem trazido, antes não era discutido, debatido”, disse.
“Há quem diga que a homenagem nada mais é que é afago à vaidade. Quando não é precedida de merecimento, essa afirmação pode ser justa. Mas no seu caso, Isabela, receba essa homenagem como reconhecimento do seu trabalho, de uma luta e de uma defesa de forma ampla da consciência ambiental, da nossa sociedade, das futuras gerações”, acrescentou Manuel Rocha.
Foto: João Valadares/ALBA