O prefeiturável pontuou que a medida já é uma realidade em mais de 100 cidades do país
O candidato a prefeito de Salvador, Kleber Rosa (PSOL), reafirmou, na noite desta quarta-feira (11), que, caso seja eleito, irá implementar a gratuidade da passagem de ônibus na capital baiana. O prefeiturável pontuou que a “Tarifa Zero” é viável e já é uma realidade em mais de 100 cidades do país.
“A Tarifa Zero vai promover acesso a vários outros direitos como, por exemplo, ao lazer, à educação, ao trabalho, e ao esporte. A população soteropolitana não está mais utilizando o transporte público nos finais de semana porque o valor atual da tarifa dos ônibus atinge o pão de cada dia”, alfinetou.
Kleber Rosa assegurou que vai implementar a “Tarifa Zero” de forma paulatina através da parceria público- privada, aumentando a contribuição do setor empresarial e da prefeitura em parceria com o governo federal. O candidato salientou que, no Estado de São Paulo, 40 cidades já implementaram a gratuidade nos ônibus e as experiências estão obtendo êxito.
“A mobilidade urbana é fundamental para o funcionamento da cidade. A Tarifa Zero é a solução para a mobilidade urbana no futuro e está sendo discutida internacionalmente. A prefeitura de Salvador, no ano passado, arcou com apenas 30% do orçamento do transporte público. Na nossa gestão iremos aumentar a participação financeira do executivo municipal e do setor privado porque o povo não pode continuar pagando a conta. Vamos ter um comércio pulsante e vai ser uma medida que irá interferir de forma positiva no desenvolvimento econômico da nossa cidade de uma forma geral “, ressaltou Kleber Rosa, durante Sabatina à TV ALBA, e aos sites Muita Informação, Bahia.BA, Tribuna da Bahia, Política Livre, e Informe Baiano.
Foto: Erlon Sousa