O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) afirmou em discurso na Assembleia Legislativa da Bahia nesta terça-feira (3) que “começam a chegar denúncias de que existem empresas ligadas a políticos que estão sendo beneficiadas pela ViaBahia”. A declaração, feita durante um discurso na Casa, reforça a preocupação do parlamentar com a gestão da concessionária responsável pelas BR’s 116 e 324, cuja atuação ele classifica como “a pior concessão pública existente no Brasil”.
Correia destacou que o contrato firmado em 2009, ainda no governo Dilma Rousseff, mas elaborado no último ano do governo Lula, tem sido marcado por descumprimentos sistemáticos. Entre as falhas apontadas pelo deputado estão desde o cumprimento das obras obrigatórias iniciais até a ausência de duplicação da BR-116 e a falta de implementação de novas pistas na BR-324, obras que, segundo ele, já deveriam estar concluídas há anos.
A situação, segundo o parlamentar, é tão grave que tem resultado em rodovias deterioradas e cheias de buracos, com frequentes acidentes fatais e uma crescente revolta popular. Correia também cobrou uma ação mais firme do Ministério Público Federal e Estadual para investigar as irregularidades na concessão e afirmou que a omissão das autoridades em resolver o problema é inaceitável: “Vai chegar a hora em que a população vai quebrar as catracas e não vai aceitar mais pagar o pedágio”.
Correia destacou que, em 15 anos de concessão, a ViaBahia não tem cumprido suas obrigações contratuais, como a duplicação da BR-116 e a instalação de terceira e quarta pistas na BR-324. O deputado ressaltou que essas obras já deveriam estar concluídas, mas o que se vê são rodovias esburacadas, acidentes frequentes e, recentemente, um trágico acidente que resultou em quatro mortes.
Tiago Correia pediu maior envolvimento do Ministério Público Federal e Estadual para investigar o que chama de “escárnio” e “negligência” das autoridades responsáveis.