Líder do PSD-BA no Senado Federal disputou com outros quatro parlamentares e conquistou o primeiro lugar na categoria especial “Apoio à Indústria” pela decisão do júri especializado
O líder do PSD no Senado, Otto Alencar, venceu na noite desta quinta-feira, 29, a categoria especial do Prêmio Congresso em Foco 2024, conhecido como o “Oscar da Política” e que há 17 anos premia os melhores parlamentares do Congresso Nacional. A cerimônia realizada em Brasília contou com os parlamentares indicados da Câmara Federal e do Senado que se destacaram, este ano, com projetos e ações relevantes. O público pode acompanhar a transmissão, em tempo real do evento, pelas plataformas digitais e ainda em três telões espalhados na capital federal, um deles, na rodoviária da cidade.
Pela sétima vez consecutiva, Otto Alencar teve o trabalho reconhecido pela mídia e foi indicado na lista dos melhores do Congresso Nacional e nas três categorias especiais do Prêmio Congresso em Foco: Clima e Sustentabilidade, Cidades Inteligentes e Apoio à Indústria, levando o prêmio principal nesta última. Além disso, ele também foi um dos premiados na categoria “Melhores do Senado – Votos pela Internet”. A escolha dos indicados contou com a votação do público, pela internet, e através de um júri especializado, formado por representantes do terceiro setor e das áreas empresarial, trabalhista e acadêmica. O líder da maior bancada do Senado, composta por 15 senadores e senadoras, foi escolhido entre cinco parlamentares e destacou a importância da premiação “Estou muito feliz em ter participado dessa escolha. Relatei alguns projetos este ano e que já foram até sancionados e que serão um pontapé para a industria brasileira. Vou sempre me esforcar, com ética e respeito, sempre em favor da Bahia e do Brasil” enfatizou Otto Alencar que acompanhou a premiação ao lado dos familiares, em Salvador. Concorreram ao prêmio parlamentares ficha limpa, que não são alvos de denúncia criminal e não respondem ações penais ou de improbidade administrativa.
Em seu segundo mandato consecutivo no Senado Federal, Otto Alencar atua, fortemente, em defesa da saúde, dos trabalhadores, em prol de mais recursos para estados e municípios e ainda nas questões ambientais. Médico, com mais de 35 anos de vida pública, o trabalho de Otto Alencar teve grande destaque nos últimos três anos durante a CPI da Covid, em 2021; Em 2022, como presidente da CAE – Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e em 2023 como relator de diversos projetos, entre eles, o CARF – Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, que teve aprovado o retorno do voto de qualidade para a União e sancionado, no mesmo ano, pelo presidente Lula. Agora em 2024, o senador Otto Alencar segue como um dos principais articuladores da Casa Alta e como autor e relator de diversos PL’s, alguns já aprovados e sancionados, entre eles, o programa “Bolsa Verde” que foi ampliado pelo Governo Federal para conservação do meio ambiente, reduzindo os impactos do clima e que vai beneficiar tanto famílias da zona rural do país como pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica; O PL do “Hidrogênio Verde”, sancionado agora em agosto pelo presidente Lula, teve o senador Otto Alencar como relator da matéria no Senado. O marco legal do hidrogênio de baixo carbono, institui o sistema brasileiro de certificação do hidrogênio com R$ 18 bilhões em incentivos fiscais para produção da energia verde com o intuito de descarbonizar a indústria e os transportes no país; Em outra proposta, aprovada recentemente em plenário, o relator Otto Alencar, conseguiu votos favoráveis para beneficiar a população carcerária LGBTQIA+ com a construção ou adaptação de celas voltadas, especialmente, para este público.
Diap e Arko Advice: Desde 2015, ano que chegou ao Senado, Otto Alencar figura na lista dos melhores parlamentares do Congresso Nacional. São nove vezes seguidas entre os “100 Cabeças”do Congresso Nacional pelo levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e outras seis vezes entre os melhores na definição da Arko Advice. Em 2022 e 2023, Otto Alencar foi escolhido como um dos cinco melhores senadores do Brasil pelo júri do Prêmio Congresso em Foco,formado por jornalostas e especialistas
Foto: Jane Araújo / Agência Senado