LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    Audiência na Câmara discute estratégias de combate ao HIV

    • Home
    • Últimas notícias
    • Brasil
    • Audiência na Câmara discute estratégias de combate ao HIV
    PorRedação em28 de agosto de 2024
    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email
    Ricardo Almeida/Agência de Notícias do Paraná
    Uma pessoa pinga uma substância num teste de Aids
    Nos últimos cinco anos, foram registrados, em média, 35,9 mil novos casos por ano

    A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados promove, nesta quarta-feira (28), audiência pública sobre estratégias possíveis para eliminar o HIV.

    O debate atende a pedido da deputada Erika Kokay  (PT-DF) e será realizado a partir das 9 horas, no plenário 9.

    A audiência será interativa, confira a lista de convidados e mande suas perguntas.

    Erika Kokay cita dados do boletim epidemiológico de HIV e Aids de 2023, do Ministério da Saúde, segundo o qual, de 1980 a junho de 2023, foram registrados 1.124.063 casos da doença no Brasil. Sendo que, nos últimos cinco anos, a média de novos casos anuais chegou a 35,9 mil.

    “Desde o início da epidemia de Aids na década de 1980 até 31 de dezembro de 2022, foram notificados no Brasil 382.521 óbitos”, afirma a deputada, acrescentando que o acesso ao tratamento com antirretrovirais tem contribuído para reduzir a mortalidade. “Duas décadas de evidências comprovam que a terapia contra o HIV é bastante eficaz na prevenção da disseminação do vírus”, avalia Erika.

    A grande barreira ao enfrentamento da doença, segundo a deputada, é o estigma.  “Um estudo realizado no Brasil e publicado pelo Unaids, em 2019, aponta que 64,1% das PVHA [Pessoas Vivendo com HIV e Aids] já experimentaram alguma forma de discriminação pelo fato de viverem com HIV.”

    Fonte: Agência Câmara

    Redação
    Redação

    Veja também

    13 de julho de 2025

    Jerônimo cita “cheiro” de golpe em movimento de Trump pró-Bolsonaro: “nós não podemos brincar com essa situação, se o Lula vacilar a gente volta a ter outro golpe”


    Quero ler
    13 de julho de 2025

    ACM Neto diz que facções “tocam o terror” no Baixo Sul: “Polícia virou vítima do banditismo na Bahia”


    Quero ler
    13 de julho de 2025

    Governador Jerônimo se reunirá com presidente da FIEB para tratar dos prejuízos para Bahia com a taxação de Trump: “produtor não pode pagar para exportar”


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.