Apresentação da chapa
O evento da Esquerda em defesa de Democracia também serviu para revelar a composição da chapa do líder em Salvador. A presença do presidente do partido na chamou atenção e endossou rumores de que poderá, ainda em 2024, começar a dar seus passos na urna. Há também quem defenda que sua posição estratégica na foto serviu para reafirma uma adesão das esquerdas ao nome de Geraldo. Há quem garanta que apesar do movimento do vereador do PSB para estar na vice, Geraldo tem sido aconselhado por analistas do grupo que uma chapa só de homem é mais um problema para se evitar. A decisão por uma mulher na vice também coloca pressão na chapa adversária, que poderá enfrentar desgaste caso decida ir com dois homens brancos às urnas. A avaliação no Palácio Tomé de Souza, entre cérebros do grupo de BR é que o cenário para mudança na vice, promovida pelo ex-Prefeito, em 2016, não está presente em 2024 e, quanto menos errar dando margem para polêmicas que possam ser amplificadas, melhor será:
Chapa do Legislativo
Falando ainda em chapa montada, em Conquista, a vereadora das comunidades carentes resolveu se unir ao parlamentar da causa animal. A chapa reúne duas forças representativas na cidade e segundo consultores da política local, é a união leve é a mais forte apresentada até o momento, ligado alerta tanto na candidatura do PT como na do União Brasil.
Chapa quente
E o clima esquentou em São Francisco do Conde após as declarações do líder do Governo. Tido como importante cabo eleitoral da cidade, suas declarações foram interpretadas como meio caminho andado para tudo andar como está por lá. A turma comunista ficou tão indignada que a deputada federal e a estadual, que não são tão chegadas, resolveram se unir e entrar no circuito para questionar uma eventual pactuação para manter o mesmo gestor por lá. Havia rumores de que o PT e o PCdoB poderiam se entender por lá, mas após as declarações de Rosemberg, o fato foi completamente descartado.
Chapa fria
E o Galego confirmou a avaliação geral de que a candidatura de Geraldo Simões em Itabuna pode favorecer o atual prefeito. O problema é que o candidato do PT não está entrando para fazer jogo combinado com Augusto, mas para ganhar o jogo. É como dizem, a ajuda de hoje pode ser a pedra no sapato de amanhã.
Área limpa
A clausula imposta por Rosemberg para Calmon obter o apoio do Governo, de trocar o apoio ao ex-Prefeito pelo Professor, pode ter sido não bem digerida no grupo carlista, mas foi considerada, segundo analistas da política e da economia local, como palatável para um certo empresário responsável por deixar a área limpa por lá. Após perder uma boa grana investindo na campanha do ex-Prefeito em 2022, o empresário quer garantir seus negócios por mais quatro anos, sem risco.
Revelação antecipada
Antes do anúncio oficial para imprensa, a prefeita de Lauro de Freitas resolveu promover um regabofe com a chapa para importantes lideranças políticas da cidade. Como antecipado pelo OFF News, a chapa Rosalvo-Naide é resultado do pragmatismo tanto político como econômico. Com parcela significativa da economia da cidade ao seu lado, Rosalvo tem o desafio de se fazer mais conhecido principalmente nos rincões da cidade. Naide, por sua vez, será importante elemento para manter uma base coesa na Câmara, apontado como um dos elementos principais para vitória na cidade.
Como fica?
A escolha de Rosalvo como pré-candidato a prefeito de Lauro de Freitas se torna mais um elemento de constrangimento para o deputado federal Léo Prates, que foi jogado no furacão político da cidade após a declaração do líder do Governo, que trouxe à tona uma articulação de bastidor para formação de uma frente silenciosa na cidade. Nem sua ida imediata ao twiter para reafirmar apoio a Teobaldo pacificou o ambiente local.
Cutucada
E a declaração também serviu como deixa para o deputado federal e presidente do partido dar um cotucada daquelas no colega. Félix, defensor da candidatura de Débora Régis, nome mais proeminente da Oposição na cidade, reforçou que o PDT na cidade tem posição demarcada com uma candidatura de Oposição, avaliando como “sem comentários” o que foi ventilado envolvendo o colega.
Em defesa
Em meio ao furacão o deputado recebeu um importante apoio durante ato em Morro do Chapéu. Elmar Nascimento declarou que será um dos primeiros a declarar apoio ao seu nome para disputa à Prefeitura de Salvador:
Coordenador
Como prêmio de consolação, o secretário de Administração de Lauro de Freitas, Ailton Florêncio, será o coordenador da chapa Rosalvo-Naide. Especula-se que além da coordenação, há um compromisso do petista ser o parlamentar estadual da dupla, em caso de vitória, em 2026.
Banho-Maria
A demora do Governo para indicar os nomes da Comissão de Ética está sendo interpretada como um banho-maria. Há quem avalie que o banho-maria é uma forma de manter um compasso de espera até uma decisão do judiciário, para só após ser adotada ter uma ratificação da Casa. Por outro lado, há quem avalie que o ato é meticulosamente calculado e passa pela eleição em Feira de Santana, em 2024, onde o deputado ainda é capaz de influenciar.
Reação
Após o prefeito de Camaçari anunciar apoio de um pastor influente na orla ao seu candidato, que faz parte de um núcleo de religiosos com influência na cidade, o Serin foi à campo e resolveu anunciar um pacotão de apoios, que vão de liderança ligadas à saúde até nomes forte atuação social no município.
Reunião
A Oposição na ALBA deve se reunir para avaliar se seguirá com o mesmo líder na Casa. Alan tem adotado o tom de enfrentamento, o que tem incomodado colegas que defendem uma via de mão dupla, aliviando para o Governo naquilo que não é ponto crítico. Os Elmaristas são os principais nomes do modelo de Oposição que tem sido feito. A avaliação é de que o confronto será entre a Oposição defendida por ACM Neto e a por Elmar Nascimento, a de confronto versus a de conformação.
Maratona
E por falar no ex-prefeito, o cara anda impondo meta de maratonista. Há quem garanta que é parte da preparação para aguentar o tour Pela Bahia:
Foferia
E o Correria está mudando de apelido, anda sendo chamado de Foferia desde que o filho nasceu:
Quem são:
Ex-Prefeito: ACM Neto
Líder: Geraldo Júnior
BR: Bruno Reis
Professor: Jerônimo Rodrigues