Em Salvador par ExpoCarnaval, o presidente da Embratur, o ex-deputado federal Marcelo Freixo, destacou o uso do estado como chamariz para investimentos na cultura e no turismo no exterior.
“A gente está promovendo o Brasil a partir do que a gente tem de bom, então a gente colocou, por exemplo, o afroturismo em todas as exposições, em toda a promoção que a gente fez do Brasil, a gente colocou o afroturismo. A Bahia, Salvador, teve em todas as exposições, todo o roadshow, toda a galeria, tudo o que a gente fez do lado de fora, a gente divulgou o Brasil. Porque o Brasil não é só sol e praia, é sol e praia, e Salvador é um exemplo disso. Tem sol e praia extraordinário, como o Rio de Janeiro tem, mas tem cultura, tem religiosidade, tem gastronomia, tem natureza. E quanto mais a gente divulgar diversidade brasileira, mais tempo esse turismo internacional fica aqui buscando nova experiência, e isso é mais emprego”, destacou Freixo durante participação na abertura da ExpoCarnaval.
“O Brasil é um país que está a uma distância muito significativa de grandes mercados, como o europeu e o norte-americano. O turismo internacional, quando ele vai viajar, em média, 80% deles, leva até 5 horas de viagem. 5 horas de viagem, qualquer lugar. Só pra se viajar a Europa inteira são Cinco horas de viagem saindo do Brasil, isso tá no meio do oceano, né? Então a gente tem uma realidade continental, a gente tem uma realidade geográfica que a gente tem que lidar com isso. Então por isso que a gente tem que ter inteligência de dados, a gente tem que ter qualidade da informação, divulgar bem pro mercado certo. É o que a gente tá fazendo e os números são melhores do que os números de 2019, antes da pandemia”, concluiu o presidente da Embratur.