Em meio aos trâmites para instalação da comissão parlamentar de inquérito para investigar quem está financiando as ocupações de terras produtivas pelo Movimento dos Sem Terra na Bahia, o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) convocou os deputados para assinarem também o seu requerimento para abertura em paralelo da CPI para investigar a grilagem de terra por parte de grandes latifundiários na Bahia.
Ele aponta que um estudo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia constatou que 80% das terras ocupadas por fazendas na Bahia são originárias do estado e incorporadas de forma irregular por privados. Ele lembra que a investigação terá interface de contato com a operação Faroeste, que investiga um esquema de grilagem de terra com amparo do judiciário na Bahia:
“Os grandes proprietários esquadrinharam a Bahia, a operação Faroeste mostrou isso. Moralmente essa Casa está chamada para investigar os grandes crimes fundiário do estado da Bahia. Se contrapor a essa CPI fake do MST, apresentada pela extrema-direita, criminalizando os movimentos sociais, queremos saber se eles tem coragem de assinar essa CPI contra os grandes”, reafirmou Coelho ao OFF News.



