Apesar das críticas e das tentativas de silenciamento, Juca Aleixo, para tristeza de azuis e vermelhos e verde amarelos, volta para contar ao povo baiano, a quem serve, o que os seus eleitos e aptos para cargos eletivos andam aprontando.
Lago Sujo
E não é que um certo prefeito, que foi eleito e favorecido nas gestões do PT com vários equipamentos de peso no município, resolveu migrar para base base do ex-Prefeito. Dizem que o gestor da Bahia foi bastante alertado sobre a possibilidade. Havia, há muito, gente que olhava para o cidadão com desconfiança. É mais uma perda para conta do Correria. Se vez ou outra parasse um pouco e descesse do pedestal, teria uma visão mais clara de cada aliado.
Eleição da gratidão
A eleição de 2022 ficará marcado como sendo a da ‘gratidão’. As mudanças repentinas, previstas e impensadas são os temperos desse pleito que promete emoção até o fim. Dizem que tem mais ‘gratos’ ao Correria que devem se tornar ‘ingratos’ nos próximos dias. Um, em especial, de uma das grande cidades da Bahia, poderá surpreender muitos desavisados com o gesto de ‘ingratidão’. E para diversão de todos, segue mais um vídeo de um prefeito da turma da ‘gratidão’ que mudou recentemente mudou de lado:
El Dorado
Uma certa cidade da RMS, conhecida pela pujança econômica, em toda eleição se transforma em uma espécie de El Dorado. É tanto dinheiro entrado no município, via atividades das mais diversas, que não é necessário nem uma pesquisa para ligar o sinal de alerta. Dizem que os esquemas ativos por lá são de longa data e de várias colorações partidárias, que se alternam no poder lá já há algum tempo. Os vingativos dizem que bastaria uma ação controlada da PF para todo castelo ir ao chão…
Valor revelado
E não é que o valor contido em um certo saco de lixo, que foi perdido e achado em uma secretaria de Salvador, se tornou de domínio público? O saco continha R$ 40 mil reais. Valor considerado baixo pelo que muitos andam arrecadando por aí. A questão neste caso não é valor, a chave está em sua origem e finalidade.
Ex-parda
E não é que a princesa voltou atrás na declaração e revelou ser o que todo mundo constata ao olhá-la. Agora resta o ex-prefeito fazer o mesmo. Ao que parece, ele deve levar sua autodeclaração até o fim. Dizem que uma das provas do “pardo” nas periferias de Salvador está contida na abordagem padrão da polícia. Se o ex-Prefeito sofrer um enquadro nos moldes do que são feitos nas periferias baianas e, sair ileso, sem dúvida alguma terá o respeito e a legitimidade para seguir como em sua autodeclaração de “pardo” até o fim; apesar de todos saberem que ele seguirá sendo branco na conta bancária.
In-justiça
Dizem que dois fatos ocorridos nos últimos dias são provas cabais de que o judiciário entrou de vez na campanha. A primeira foi o gancho monstruoso que o ex-prefeito levou e que o fez sumir da TV. Em que pese que houve infração eleitoral, a proporção é que de fato chamou atenção, já que é possível constatar crime semelhante do outro lado. O segundo fato é a derrubada de decisão da Vara da Fazenda Pública, proferida pelo filho do ex-vereador. Nessa briga entre poderes, quem sai lucrando é o judiciário; trabalho não falta…
Mais que mil palavras
Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Só que vez ou outra, a imagem não é lá tão fiel aos os fatos assim. Veja e tirem suas próprias conclusões:

Balde de água fria
E não é que a Doutora Frankenstein jogou um balde de água fria daqueles no Ministro. Dizer que terá que apoiar o ex-Prefeito no 2º turno, na véspera do 1º, é dose… Resta saber se foi um aceno para roubar os votos de Leãozinho ou um ato falho mesmo. Dizem que o uso compulsivo de vermífugos e remédios para malária provoca perda momentânea de consciência. A campanha já sofre com baixo orçamento e ainda aparece essas coisas…
Reino da maquiagem
Em que pese que ocorreu um avanço na educação, muito aquém do esperado para 16 de um governo de continuísmo, querer utilizar dados de aprovação automática, como foram os dos anos da pandemia, para dizer que os índices estão melhorando é no mínimo um insulto ao povo baiano. Achar que é normal o quarto maior estado em população ter média pior que o estado de Sergipe e da Paraíba é um completo absurdo, isso na melhor das hipóteses. É o reino da maquiagem.

Juiz Moralizador
E não é que quem deu uma decisão favorável para o Líder seguir com suas comissões foi o tal do “juiz moralizador” que bradou o líder de BR no pedido de socorro há um tempo atrás. Ele não se manifestou sobre o assunto. Será que o “juiz moralizador” incorreu, ao seu ver, em um ato de desmoralização? Para descobrir é só mesmo acompanhando os próximos episódios.
100% na avaliação feminina
BR anda animado, isso ninguém pode negar. Entre opositores, e pasmene, até entre aliados, há quem diga que ele deveria baixar um pouco a bola, ouvir mais e principalmente, falar menos. Mas ele segue sendo original, dando opiniões contundentes e demostrando que não está nem aí para avaliação. Pelo menos uma coisa é certa, no público feminino ele anda bem avaliado, basta ver a fila que se formou para o pisero; será que o movimento vai ser captado por um certo instituto de origem e metodologia duvidosas?!
Quem vencer decide
Chama atenção o fato de, até o momento, não ter tido nenhuma movimentação no processo que questiona eleição de 2023-2024 da Câmara Municipal de Salvador, que aconteceu após uma série de remendos no mínimo questionáveis tanto no Regimento Interno da Casa como na Lei Orgânica. Dizem que o novo presidente do Paço será decidido pelo grupo que ganhar o governo. Se o PT se manter, o escolhido pelo Líder fica, se quem bater lá for o ex-prefeito, a eleição será anulada antes mesmo dele pegar na caneta.
Não vai ser fácil
Dizem que se o ex-Prefeito ganhar, o nome mais forte para ele indicar ao comando da ALBA é o do hoje líder da Oposição. O problema é que há um certo grupo dos cinco, encabeçado por um certo ex-presidente da Casa, que articula um movimento sincronizado para obter apoio suficiente para não deixar o atual líder levar. E a depender da composição da Casa, o ex-Prefeito, mesmo com a caneta, não terá outra escolha além de ceder aos caprichos da turma. O Orçamento da Casa deixa muita gente alvoroçada…
Tudo isso?
Dizem que o crescimento do Professor constatado no DataFolha serviu de freio de arrumação para o oba-oba que tinha tomado conta da turma do ex-Prefeito. Há 15 dias para o pleito, players da política baiana que davam a eleição como certa para o ex-Prefeito agora rezam para que no 2º turno o Amigo ainda esteja na disputa com o Capitão. Se o Amigo levar no primeiro, com ele batendo ponto aqui, a chance do Ex-Prefeito bater lá em Ondina em um 2º turno se torna irrisória, e para isso nem precisa de pesquisa.
Prova de fogo
O lulismo, renitente na Bahia, mas por força da miséria mantida do que por um legado de transformação consistente, terá sua prova de fogo nesta eleição. Se conseguir eleger o Professor, demonstrará que suas raízes são mais profunda do que os estudos, até do campo da esquerda, imaginam. Se for derrotado, poderá sofrer para se reorganizar novamente, ao menos que o ex-presidente consiga voltar ao Palácio do Planalto, aí será outra história.
Pula pula
E não é que já tem candidato com o desespero modo on. É aquele negócio, se tá achando que poderá não bater com o ex-Prefeito, vale apostar na força do Amigo. Traição é não ser eleito:

Quem são:
BR: Bruno Reis
Ex-Prefeito: ACM Neto
Líder: Geraldo Júnior
Ministro: João Roma
Correria: Rui Costa
Amigo: Lula
Capitão: Bolsonaro



