Nessa quinta-feira (26), comemorou-se o aniversário de 108 anos de Irmã Dulce e 63 anos da criação de suas obras sociais.
A instituição tem atravessado por um grave período de crise. Com um déficit operacional de R$ 24 milhões, as Obras Sociais de Irmã Dulce (OSID) vivem o pior momento financeiro desde a sua criação e necessitam de doações para que possam seguir com seus trabalhos. De acordo com a organização, a crise agravou-se pela inflação, a pandemia e o subfinanciamento do SUS.
Posto isso, os apoiadores, todos vestidos de branco, realizaram uma procissão de 1 km pedindo por contribuições e atenção à atual situação da OSID. Ao fim da caminhada, foi realizada uma Missa de Ação de Graças no espaço considerado como o ponto do surgimento das Obras Sociais, o antigo galinheiro do Convento Santo Antônio.
A instituição está com uma campanha de mobilização e estão aceitando doações a partir de R$ 10,00. A contribuição pode ser realizada via Pix, através da chave amigos@irmadulce.org.br ou pelo site oficial (www.1milhaodeamigossantadulce.org.br).
Outra forma de doar é a partir da parceria das Obras Sociais de Irmã de Dulce com a Neoenergia Coelba, que possibilita o cliente colaborar mensalmente por meio da conta de luz. Assim, quem tiver interesse deve entrar em contato com a Central de Relacionamento com o Doador (CRD) das Obras, de telefone (71) 3316-8899, e fornecer o número da conta contrato de sua residência.
O legado da Santa Dulce é de extrema importância não só para os seus devotos, como para toda a Bahia. A OSID compreende um dos mais completos complexos de saúde 100% SUS do país, com cerca de 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais por ano a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Contribuir com a campanha de apoio às obras significa promover melhor qualidade de vida a milhões de baianos.
Por: Beatrice Magalhães