Urgente: Líder da Oposição diz que ACM Neto fez supervalorização do IPTU e rebate fala de Bruno Reis que culpou a economia pelo aumento do imposto em Salvador: “crescimento exponencial do tributo ao longo dos anos”

IPTU

Compartilhe essa notícia!

O líder da Oposição na Câmara Municipal de Salvador, o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), questionou as alegações do prefeito de Salvador, Bruno Reis, de que o IPTU de Salvador deveria ser mais caro, por que em 8 anos os imóveis valorizaram, ao tratar do aumento promovido em 2022.

O gestor disse que se os baianos quiserem culpar alguém pelo aumento do IPTU, devem culpar a economia e inflação.

Segundo Vasconcelos, a prefeitura já havia supervalorizado o preço dos imóveis em Salvador.

“Essa declaração do prefeito não procede. Ele esquece que em 2013 a prefeitura atualizou a planta genérica supervalorizando a avaliação de imóveis bem acima do valor real de mercado, gerando um crescimento exponencial do tributo ao longo dos anos. O aumento de 50% da TRSD (Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares) é injustificável e bem acima da inflação. Além disso, a prefeitura não apresenta nenhuma alternativa para corrigir as distorções que fazem com que moradores de um mesmo condomínio paguem IPTU até 7 vezes mais caro do que seus vizinhos. Essa injustiça foi criada na gestão de ACM Neto e até hoje esse grupo que comanda a Prefeitura não teve a sensatez de fazer a correção”, criticou Augusto Vasconcelos.

O IPTU na gestão ACM Neto chegou a subir 400% em alguns locais de Salvador.

Ao ser questionado pelo BNews, na manhã desta sexta-feira (14), Bruno Reis afirmou:

“O IPTU, desde quando a cidade existe, é atualizado pela inflação do período. A lei diz que o prefeito teria que, no primeiro ano, atualizar a planta genérica da cidade, o que ocorreu em 2013. Se eu atualizasse a planta genérica em 2021, oito anos depois, sabe quanto seria o aumento do IPTU? Você acha que o imóvel valorizou quanto em oito anos? Com certeza seria muito mais do que os 10% que eu sou obrigado a fazer porque é a inflação do período. Se vocês querem culpar alguém em relação ao IPTU, culpem a economia, a inflação do período”, afirmou Reis.

Deixe seu comentário

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado

Últimas