Comissão aprova proposta que proíbe cancelamento ou suspensão de bolsas para pesquisa científica

Compartilhe essa notícia!

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Audiência Pública - Abuso Sexual Infantil e a Família. Dep. Roberto Alves(REPUBLICANOS - SP)
Alves: interrupção ou redução dos valores das bolsas gera ineficiência

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2926/19, que proíbe os órgãos federais de apoio e fomento à pós-graduação e à pesquisa de cancelar, interromper, cortar ou reduzir os valores das bolsas até o término da vigência de cada uma.

O parecer do relator, deputado Roberto Alves (Republicanos-SP), foi favorável. “A interrupção, o cancelamento, o corte ou a redução dos valores das bolsas gera enorme ineficiência não apenas para a educação, mas para o ambiente de pesquisa e desenvolvimento científico no Brasil”, disse.

Segundo o autor da proposta, deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), o objetivo é dar segurança e garantias aos professores e aos estudantes e à continuidade das pesquisas científicas. Ele lembrou que em 2019 o Ministério da Educação bloqueou 30% das verbas de universidades federais, provocando apreensão.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Fonte: Agência Câmara

Deixe seu comentário

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado

Últimas