Enquanto passageiros seguem tendo que subir degraus para ir e voltar de atividades no centro de Salvador, desde que a escada rolante ao lado do metrô na Estação Lapa parou de funcionar, há 15 dias, a Secretária de Mobilidade de Salvador diz que está acompanhando a situação desde o início do problema.
Em resposta ao OFF News, o órgão comandado por Fabrizzio Muller disse que foi informado pela concessionária que “uma pane elétrica danificou algumas peças fundamentais para o funcionamento das escadas rolantes” e que, “por conta disso o funcionamento precisou ser interrompido para que sejam feitos os reparos necessários para que o equipamento volte a funcionar”.
A Semob também reforçou o comunicado da Nova Lapa: “Idosos e pessoas com dificuldade de locomoção são orientadas por prepostos do Consórcio a utilizar os elevadores da Estação”.
“A Secretaria de Mobilidade tem acompanhado a situação desde o primeiro momento e o Consórcio já foi notificado para que o problema seja resolvido o quanto antes e o equipamento volte a funcionar com total segurança”, diz o órgão da Prefeitura de Salvador.
O “quanto antes” já passa dos 15 dias e o OFF News procurou a ARSAL para saber se está havendo uma pressão por parte da autarquia responsável pela fiscalização do serviços públicos para que a concessionária restabeleça o serviço, mas até o fim dessa matéria não obteve um retorno.
O OFF News também procurou o núcleo de comunicação do Consórcio Nova Lapa, mas ninguém nos atendeu.
A líder da Oposição na Câmara Municipal de Salvador, Marta Rodrigues, denunciou o descaso ao OFF News:
“Já se passaram mais de 15 dias desde que as escadas rolantes da Estação da Lapa pararam e até agora não houve nenhuma resolução para contornar o problema. Já recebemos diversas denúncias sobre essa situação que tem causado transtornos, principalmente no que diz respeito a acessibilidade. Pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida estão sofrendo para usar o local e o Consórcio Nova Lapa não faz nada. A Prefeitura de Salvador, que deveria estar fiscalizando, cobrando celeridade, também não faz nada. Estamos falando de uma estação que fica em uma área central, importante da cidade, onde muitas pessoas usam o local para ir ao centro de Salvador, fazer compra e trabalhar e que estão sendo obrigadas a subir longas escadas ou pegar filas em elevador no horário de pico. A concessionária está nem aí por não ter quem cobre, fiscalize. Para eles está bom, estão economizando dinheiro com a escada quebrada”, critica a líder da Oposição na Câmara Municipal de Salvador, Marta Rodrigues (PT).
Leia também: