LOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVGLOGO OFF NEWS SVG
    • Economia
    • Educação
    • Esportes
    • Política
    • Saúde
    • Justiça
    • Bahia
    • Brasil
    • Cultura
    • Papo OFF
    • Especiais
    • Rádio Peão
    • Últimas
    • Envie sua notícia

    Seplan rebate fake news sobre venda de território por Rui Costa e João Leão para China instalar cidade exclusiva para chineses na Bahia

    • Home
    • Últimas notícias
    • Bahia
    • Seplan rebate fake news sobre venda de território por Rui Costa e João Leão para China instalar cidade exclusiva para chineses na Bahia
    PorRaul Aguilar em3 de setembro de 2021
    João Leão

    Foto: Divulgação governo da Bahia

    Share on WhatsAppShare on X (Twitter)Share on FacebookShare on TelegramShare on Email

    A Secretaria do Planejamento (Seplan) da Bahia emitiu uma nota para esclarece sobre um fake news que anda circulando nas redes sociais e no WhatsApp que trata do plano de chineses de construir uma Chinatown na Bahia, que seria uma cidade habitada apenas pro chineses e com restrições de acesso.

    “O Governador Petista Rui Costa e o vice-governador da Bahia, João Leão (PP), confirmaram os projetos. Eles venderam aos Chineses uma área territorial equivalente a 10% do Estado da Bahia, e já conseguiram autorização junto ao STF para fazer o desmatamento e planejamento para construção da nova cidade.
    Os chineses vão construir, de forma discreta e minuciosa, uma nova cidade que se chamará China Tow Bahia. Essa cidade será habitada por chineses. De acordo com o colunista Levi Vasconcelos, do jornal A Tarde, será uma cidade com edifícios de até 30 andares em um ambiente em que o esgoto é 100% coletado e tratado, com portões fechados para controle de entrada de pessoas e com vasta Costa marítima para receber navios Chineses, além de um belo aeroporto interno. O que a Bahia ganha com isso: Nada, quem ganhou foram os políticos da Bahia e os Ministros do STF. A Bahia e alguns Estados no Norte e Nordeste sempre atrasados, votam na esquerda e vivem se lascando. Acorda POVO”, diz o texto da nota que viralizou nesta sexta-feira (3), que trazia em anexo uma matéria do Jornal da Chapada citando um artigo de Levi Vasconcelos do A Tarde.

    De fato, o artigo do colunista do A Tarde é real, e trata da construção de uma smart cities na Bahia, que teria característica de modelos implementados em diversas cidades do mundo, com prédios altos e com um sistema de energia eólica e de tratamento dos resíduos de esgoto, baseada na filosofia da cidade autossustentável.

    Local escolhido para constrição da cidade seria na região da Praia do Garcez / Foto: Google Maps

    Na nota de esclarecimento, a Seplan destaca que “está realizando estudos técnicos para a possível concepção de um projeto de cidades inteligentes, que visa prospectar investidores, nacionais ou internacionais, que resultará na construção de diversos empreendimentos nas cidades impactadas pela Ponte Salvador-Ilha de Itaparica. Isto vai resultar na geração de emprego e renda para beneficiar o povo baiano, aumentando e descentralizando a arrecadação do estado”.

    Explica que o estudo para concepção dessas cidades inteligentes, ou smart cities, tem como referência as cidades tecnológicas de diversos países: “vale ressaltar também que esse modelo urbano consiste no uso da tecnologia de forma planejada e estratégica para otimizar a infraestrutura, a mobilidade urbana e as conexões sociais. Visa ainda construir soluções pautadas na sustentabilidade e na melhoria da qualidade de vida da população baiana”

    Ainda em fase embrionária, o “estudo está sendo feito por um time de técnicos da Secretaria, envolvendo entidades da sociedade civil e das universidades, e terá o detalhamento divulgado com transferência pelo Governo do Estado assim que for concluído.

    “A pasta ressalta, contudo, que a análise visa a requalificação de cidades das regiões do traçado da ponte e, para isso, tem atualizado a Agenda de Desenvolvimento Territorial (AG-Ter), com encontros técnicos em diversos territórios de identidade. A Seplan reforça que o Governo não está vendendo parte alguma do território baiano para outros países e que são falsas as mensagens com conteúdo sem nexo, maldosas e carregadas de desinformação que têm circulado nas redes sociais sobre este assunto.”, diz o órgão de planejamento do estado em nota.

    Raul Aguilar
    Raul Aguilar

    Veja também

    Prefeitura Salvador

    Foto: Divulgação

    13 de junho de 2025

    Prefeitura e Sindseps assinam acordo para fim da greve dos servidores municipais


    Quero ler
    13 de junho de 2025

    Sandro Régis mostra preocupação com decisão do DNIT de não abrir cancelas de pedágio no São João


    Quero ler
    13 de junho de 2025

    Bolsonaro volta criticar inquérito do Golpe do STF após revista Veja apontar contradições no depoimento de Mauro Cid


    Quero ler

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    © 2025 OffNews - Por dentro da notícia na Bahia e no Brasil. Todos os direitos reservados.
    Usamos cookies para garantir melhor experiência em nosso site. Se você continuar a acessar nosso site, entenderemos que está de acordo.OkPolítica de Privacidade