O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) emitiram uma nota cobrando apuração sobre denúncia publicada pela Folha de São Paulo no último sábado (2), em que afirma que lotes vencidos da AstraZeneca foram aplicados em Maringá, Belém (PA), São Paulo (SP), Nilópolis (RJ), e Salvador (BA).
“Todos os casos sobre aplicação de doses contra a Covid-19 fora do prazo de validade serão investigados. Não está descartado erro do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, que desde o início da Campanha de Vacinação apresenta instabilidade no registro dos dados. O número de casos identificados corresponde a 0,0026% de todas as doses aplicadas no País, sendo necessárias ponderação e investigação quanto à aplicação das doses e preenchimento das informações. A ação de Estados e Municípios visa dar rápida resposta à sociedade brasileira. Por fim, ressaltamos que todos os profissionais destacados pelos municípios para aplicação das vacinas adotam as boas práticas de vacinação, dentre as quais, a checagem do prazo de validade”, diz nota conjunta do Conass e Conasems.



