A assessoria da CPI da Covid, que auxilia o senador senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da comissão que inquérito que investiga ações e omissões do governo federal na pandemia do novo coronavírus, fez uma cronologia e levantou mais de 200 momentos em que Jair Bolsonaro (sem partido) propagou discurso negacionista na pandemia de janeiro de 2020 ao mesmo mês deste ano, segundo apurações da Folha de São Paulo.
“O compilado, obtido pela Folha, inclui frases do presidente em que ele critica o isolamento social, propagandeia o uso da hidroxicloroquina contra a Covid-19 e minimiza o coronavírus, chegando a chamá-lo de “gripezinha”. O discurso do mandatário será um dos alvos de investigação da CPI. O objetivo é usar declarações e ações para eventualmente imputar crimes ao presidente ao fim dos trabalhos. Advogados avaliam que há ao menos quatro que podem ser atribuídos aos discursos”, diz Folha de São Paulo.
O dossiê poderá ser usado contra o presidente da República no relatório final que será construído por Renan Calheiros e enviado aos órgãos de controle.