O deputado estadual Capitão Alden (PSL) postou um vídeo em suas redes sociais e enviou uma nota à imprensa se retratando das declaração de que deputados da oposição recebem mesada de R$ 1.6 milhão da Prefeitura Municipal de Salvador, atualmente sob a gestão de Bruno Reis (DEM), feita em uma live.
No vídeo, o parlamentar diz que que fez “críticas genéricas”, como havia antecipado o OFF News, e reforça que não citou o nome de nenhum parlamentar.
“Jamais tive a intenção de ofender ou atingir a imagem, a honra e a reputação de qualquer colega parlamentar. Na transmissão que fiz, tratei de diversos assuntos que dizem respeito a Bahia e ao Brasil, entretanto, em dado momento, diante do desejo de sempre zelar pelo bom, serviço público, fiz críticas genéricas sobre o contexto da política de forma geral, sem citar nome de nenhuma parlamentar”, destacou Alden.
O vídeo do parlamentar se retratando e a nota enviada à imprensa parece não ter sido o suficiente para aplacar a ira dos parlamentares, uma sondagem do OFF News mostrou que o bloco de Oposição deve mesmo seguir com o processo na comissão de Ética da Casa.
Declaração
O vídeo que provocou a onda de reação contra o parlamentar bolsonarista viralizou nas redes sociais e foi gravado pelo deputado Capitão Alden (PSL) de dentro de um carro, durante uma live na noite do último domingo (25).
“Se vier bala de lá vai ter bala de cá também, posso até morrer, mas eu não fico calado; não vou ficar calado, foi para isso que fui eleito. Se fosse para ficar em casa na minha mansão, que eu não tenho, não tenho dinheiro, não estou roubando; mas se fosse para ficar em casa com medo, com medinho de denunciar, eu ficaria na minha, de boa. Eu juro para vocês, se ficasse na minha, sem fazer nada, denunciar nada, eu estava feito na vida; recebendo R$ 1.6 milhão da prefeitura, que os deputados de oposição todos ganham da prefeitura. Eu não tenho nada da prefeitura, nada, nem um cargo; pode levantar, não tenho nada do governo do estado e nem da União,nada. Então eu sou do contra mesmo, não me alio a vagabundo e não me alio a corrupção”, destacou Alden.
Nota
O deputado estadual Capitão Alden, uma das principais vozes conservadoras na Bahia, vem a público para ressaltar sua surpresa em ser alvo de uma representação no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). O parlamentar destaca que na publicação que havia feito em redes sociais sobre verbas a deputados opositores a ele, sua explicação foi equivocada apenas no momento que o usou o termo “prefeitura”. As palavras que deveriam ter sido utilizadas seriam “Governo do Estado”, pois ele estava se referindo às emendas impositivas que os deputados têm direito de indicar para viabilizar ações do mandato e para as prefeituras da capital e das outras 416 cidades da Bahia.
Por ser um deputado da oposição ao Governo do Estado, o Capitão Alden não tem essas vantagens que os demais têm. Assim como não existem recursos federais por não ter um representante de deputado federal em sincronia com a Bahia. Ou seja, no vídeo gravado não houve a intenção de sugerir qualquer interpretação de propina ou qualquer situação do gênero.
Não houve em nenhum momento a intenção de denunciar qualquer situação. Até porque quando existe esta intenção o parlamentar aciona os órgãos oficiais competentes, a exemplo, do escândalo dos respiradores que nunca chegaram.
O deputado estadual Capitão Alden esclarece que o ocorrido só reforça que ele continua sendo uma “voz solitária no deserto”, pois os deputados não demonstraram o devido empenho em analisar e votar suas mais de 370 proposições (projetos de lei, projetos de indicação, requerimentos entre outros). Mas, para politizar uma situação pontual, os deputados demonstram uma energia exagerada.
O parlamentar deixa claro que mais uma vez é injustiçado, mal interpretado e colocado como alvo de uma situação inusitada, justamente por ser um político crítico, não fechar os olhos para atos do Governo do Estado e não se intimidar a pressões das mais diversas. “Ser um exército de um homem só não é fácil, mas se não tenho o apoio de meus pares, o povo será meu apoio necessario”, pontua Alden.



