Romaria do Divino Pai Eterno como manifestação cultural vai à Câmara

Mesa: senador Izalci Lucas (PL-DF); presidente eventual da CE, senadora Damares Alves (Republicanos-DF).

Compartilhe essa notícia!

Da Agência Senado

A Romaria do Divino Pai Eterno, realizada em Trindade (GO), poderá ser reconhecida como manifestação da cultura nacional, de acordo com projeto aprovado em decisão terminativa na Comissão de Educação e Cultura (CE) nesta terça-feira (3). De autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), o texto segue para análise da Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação em Plenário.

Segundo o autor do PL 2.423/2026, a romaria é uma das mais expressivas manifestações de fé, cultura popular e identidade comunitária do país. Para Vanderlan, o reconhecimento também valoriza a participação popular na construção e na preservação das tradições brasileiras.

— Não é apenas um projeto, é uma parte da vida de uma grande parcela do povo goiano e brasileiro — disse o autor.

O relator, senador Flávio Arns (PSB-PR), apresentou parecer favorável à proposta. Segundo ele, dados de 2025 apontam que a romaria recebeu mais de 4,3 milhões de peregrinos em dez dias, movimentando a economia regional, com impacto nos setores de hotelaria, gastronomia, logística e comércio.

— Ao elevar a Romaria do Divino Pai Eterno ao status de manifestação da cultura nacional, este Parlamento reconhece uma tradição que, ao completar cento e oitenta e seis anos de existência em 2026, consolidou-se como a maior peregrinação da região Centro-Oeste e a segunda maior de todo o território brasileiro — afirmou.

Fonte: Agência Senado. Reprodução autorizada mediante citação da fonte.

Deixe seu comentário

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado

Últimas