O deputado federal Capitão Alden (PL-BA) criticou, nesta quinta-feira (19), a nova série de viagens internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e questionou os resultados práticos das agendas no exterior. A manifestação ocorre após a chegada do chefe do Executivo à Índia, nesta quarta (18), para iniciar um giro de cerca de uma semana pelo continente asiático.
Dados do Portal da Transparência indicam que o governo federal contabilizou R$ 7 bilhões em despesas com viagens oficiais nos três primeiros anos do atual mandato. Segundo Alden, o presidente passou 50 dias fora do país em 16 viagens apenas no ano passado, somando R$ 2,35 bilhões, e a média de gastos do terceiro mandato segue acima das gestões anteriores.
“Fala-se muito em cortar gastos e utilização consciente do dinheiro público, mas cadê o resultado de tantas viagens do Lula para outros países? O que o Brasil ganhou com as agendas internacionais do Lula?”, questionou Alden.
“A resposta é simples: visitar países dos ‘companheiros’ para ampliar os laços esquerdistas pelo mundo”, completou o deputado federal.



