Os perfis do Governo da Bahia nas principais plataformas digitais somaram 252,3 milhões de contas alcançadas no período de 12 a 18 de fevereiro. O balanço revela que a atuação digital do governo baiano não se limitou à cobertura da festa, mas funcionou como um canal direto de informação e cuidado.
Baianos e turistas acessaram conteúdos de utilidade pública e engajamento emocional, gerando 3,45 milhões de interações totais. Em 2026, o alcance mais que dobrou em relação à folia do ano passado, quando os canais oficiais registraram 111 milhões de contas alcançadas e 1,4 milhão de interações.
“O resultado do Carnaval 2026 consolida nossa estratégia de expansão da presença digital do governo do estado durante eventos de grande mobilização popular. A combinação entre crescimento de audiência e engajamento orgânico indica que o período festivo funciona também como janela de acesso a serviços e informações públicas”, avalia o secretário de Comunicação Social do Estado, Marcus Di Flora.
O coordenador-geral de mídias digitais da Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom), Daniel Ribeiro, analisa que a performance dos conteúdos reflete o papel do Estado no Carnaval. “O fato de os vídeos mais assistidos e comentados terem sido os que mostraram o reforço na saúde e a atuação efetiva e acolhedora na Segurança Pública revela que o público valoriza a presença de um governo cuidador, transformando os canais digitais em uma ferramenta essencial durante a folia”.
O desempenho nas redes sociais foi acompanhado pelo crescimento consistente na plataforma ba.gov.br, que contabilizou 3,1 milhões de visualizações de página, 6,3 milhões de eventos de engajamento e 787 mil usuários ativos. Deste total, mais de 360 mil foram novos usuários. Um salto de 37% nos utilizadores que acessaram o site ou aplicativo pela primeira vez no período carnavalesco.



