“Operação garantiu abastecimento e reduziu reclamações no Carnaval 2026”, afirma presidente da Embasa

Compartilhe essa notícia!

Em entrevista à imprensa durante o balanço oficial do Carnaval 2026 apresentado pelo governo da Bahia nesta quarta-feira (18), o presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Gildeone Almeida, declarou que a empresa realizou uma operação ampliada para assegurar o fornecimento de água e o funcionamento do sistema de esgotamento sanitário não apenas em Salvador, mas em toda a Bahia.

De acordo com o gestor, o planejamento envolveu reforço de equipes, monitoramento prévio das redes e atenção especial às áreas com maior fluxo turístico, sobretudo no litoral baiano.

“É muito positivo não só aqui em Salvador, em base se preocupa com todo o estado da Bahia, principalmente aquelas áreas litorâneas, dentro da ilha de Itaparica, litoral norte, Morro de São Paulo, Itacaré, Porto Seguro, enfim, tivemos essa preocupação, colocamos equipe de plantão, preparamos nosso sistema com bastante antecedência, tanto o sistema de abastecimento de água, quanto o sistema de esgotamento sanitário, para evitar não só a falta de água, como também problemas relacionados com a vazamento de esgoto, o que acaba afugentando o nosso turismo, o nosso folião, então com sucesso a nossa operação abastecemos bem Salvador e todos os municípios do estado da Bahia”, declarou.

Segundo Almeida, a Embasa também implantou pontos de hidratação nos circuitos de Salvador. Ao total, foram cinco ilhas distribuídas nos três principais percursos da festa, com oferta gratuita de água tratada aos foliões.

“E além disso, para Salvador ainda, Carnaval de 26, tivemos ainda as ilhas de hidratação, foram cinco ilhas nos três circuitos com distribuindo mais de 128 mil litros de água, equivalente a mais de 600 mil copinhos de água para o folião, então o folião que estava ali se divertindo, fazendo louco. Longos percursos atrás do trio elétrico, tinha uns pontos específicos de hidratação onde ele parava e tomava água tratada, água de forma gratuita, e assim é uma ação, um cuidado que o governo do estado tem, não só com outros segmentos, mas também com bem-estado folião”, acrescentou.

O dirigente da Embasa ressaltou ainda a redução nas reclamações relacionadas ao abastecimento, especialmente na Ilha de Itaparica e apontou que teve houve queda expressiva nas ocorrências em comparação ao ano anterior.

“Comparando a ilha da Itaparica, por exemplo, Carnaval de 25 com Carnaval de 26, tivemos 89% de redução de reclamações, porque preparamos o nosso sistema, fizemos ampliação, tivemos um cuidado no monitoramento de toda a redistribuição, assim como também no litoral norte, Guarajuba, Praia do Forte, Itacimirim, toda aquela região, praticamente, exageramos o número de ocorrência de reclamação, tivemos um Carnaval, e olha que o Carnaval de 2026 comparado com o de 2025 tivemos ainda no início do mês de fevereiro, o de 2025 foi já no final de fevereiro. Nesse início de março, onde já retorna as aulas, o período de férias, então o público foi menor. Tivemos um público maior no ano de 2026, com menor reclamação. Isso é sucesso de toda a operação. Queria parabenizar todos os funcionários, todos os entregados colaboradores da Embasa, que se dedicam de um turno na mente para garantir algo nas torreiras da população”, concluiu.

Deixe seu comentário

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Últimas