“O governador Jerônimo liderou a maior ação em favor do trabalho decente e da sustentabilidade ambiental da história do Carnaval brasileiro”, diz Augusto Vasconcelos

Compartilhe essa notícia!

Presente na coletiva do o balanço final do Carnaval de Salvador 2026 na manhã desta quarta-feira (18), o vereador de Salvador licenciado e secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos, cravou que o governo da Bahia promoveu a maior iniciativa já realizada no país voltada à garantia de trabalho decente e sustentabilidade ambiental durante a folia.

 De acordo com o comunista, a gestão estadual estruturou uma rede de ações para atender categorias consideradas historicamente invisibilizadas, mas essenciais para o funcionamento da festa, que movimenta bilhões de reais na economia baiana.

“O governador Jerônimo liderou a maior ação em favor do trabalho decente e da sustentabilidade ambiental da história do Carnaval brasileiro. Fizemos ações voltadas especialmente para categorias que foram historicamente invisibilizadas, mas que são fundamentais para o sucesso desse mega evento. Catadores de materiais recicláveis, cordeiros, ambulantes, mototaxistas, motoristas de trios elétricos, operadores e montadores das estruturas do Carnaval, contaram com uma ampla rede de ação que vai desde segurança alimentar garantindo alimentação para milhares de trabalhadores, inscrições para qualificação profissional, fornecimento de equipamentos de proteção individual, fiscalização das condições de trabalho e várias outras iniciativas”, declarou.

Segundo o auxiliar de Jerônimo Rodrigues (PT), um dos principais eixos da política foi o fortalecimento das cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Ele destacou que milhares de trabalhadores foram atendidos ao longo da festa, com impacto direto na geração de renda e na preservação ambiental.

“Destacamos que as ações voltadas para catadores possibilitaram que mais de 4.800 trabalhadores fossem atendidos com o fortalecimento das cooperativas, que possibilitaram a coleta de 182 milhares. Toneladas de materiais recicláveis dos circuitos do Carnaval de Salvador, mas também de outras cidades do interior. Essa ação promove preservação do meio ambiente, mas gera renda. São milhões de reais que foram distribuídos para catadoras e catadoras através dessa política que fortalece as cooperativas com aquisição de maquinários, prensa, balança, caminhões, reformas de galpões ao longo do ano inteiro e que no Carnaval é uma consolidação”, acrescentou.

Na ocasião, o titular da Setre ainda fez questão de afirmar que o chefe do Palácio de Ondina mantém compromisso de assegurar que os recursos movimentados pela festa alcancem trabalhadores informais e setores populares.

“O Governador Jerônimo tem um compromisso muito forte para garantir que o Carnaval movimenta mais de 8 bilhões de reais na economia baiana para que esses recursos cheguem a quem mais precisa. E essa ação realmente foi referência no Brasil inteiro e eu tenho certeza que no próximo ano será ainda melhor porque a cada ano isso tenha aperfeiçoado para que nós tenhamos a marca do trabalho decente e do respeito ao meio ambiente como principais características do Carnaval da Bahia”, concluiu.

Deixe seu comentário

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Últimas